Hunter S Thompson: a personificação caricatural do jornalista gonzo no cinema
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.1.23985Palavras-chave:
jornalismo gonzo, imaginário, caricatura, cinema, narrativa.Resumo
O jornalista norte-americano Hunter S Thompson ficou conhecido no mundo ocidental pela criação do jornalismo gonzo nos anos 1970. Entretanto, na biografia de Thompson é possível perceber o estudo do autor sobre métodos e técnicas narrativas que foram utilizados nas coberturas jornalísticas que ele fez para revistas como Rolling Stone e Playboy. Devido ao seu estilo irreverente, por vezes cínico, o personagem-pseudônimo de Thompson, Raoul Duke, acabou ganhando vida própria, tornando-se caricatura de tirinhas do Washington Post e protagonista de três produções hollywoodianas. Destarte, o artigo analisa como esses produtos auxiliaram na construção do imaginário que até hoje circunda a figura de Hunter S Thompson.
Referências
BORDWELL, David. O cinema clássico hollyoodiano: normas e princípios narrativos. In: RAMOS, Fernão Pessoa (Org). Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. São Paulo: Senac, 2005. v. II.
BROWNE, Nick. O espectador-no-texto: a retórica de No Tempo das Diligências. In: RAMOS, Fernão Pessoa (Org). Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. São Paulo: Senac, 2005. v. II.
JOHNNY DEEP ZONE. Disponível em: <http://www.johnnydepp-zone.com/>. Acesso em: 10 maio 2016.
FEYERABEND, Paul. Contra o método. Rio de Janeiro: Unesp, 2003.
FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1995.
LIPPMANN, Walter. Opinião Pública. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
LISTAL. Disponível em: <http://www.listal.com/viewimage/6252917>. Acesso em: 10 maio 2016.
LODGE, David. A arte da ficção. Porto Alegre: L&PM, 2011.
MAFFESOLI, Michel. O ritmo da vida: variações sobre o imaginário pós-moderno. Rio de Janeiro: Record, 2007.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 1990.
MCKEEN, William. The outlaw journalist: the life and times of Hunter S. Thompson. New York: W.W. Norton & Company, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de S. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
RITTER, Eduardo. Jornalismo gonzo e parresía: mentiras sinceras e outras verdades. 2015. 386 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação Social, PUCRS, Porto Alegre, 2015.
SILVA, Juremir Machado da. O que pesquisar quer dizer: como fazer textos acadêmicos sem medo da ABNT e da Capes. Porto Alegre: Sulina, 2011.
TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias. Petrópolis: Vozes, 2005.
THOMPSON, Anita. The gonzo way: A celebration of Dr. Hunter S. Thompson. Golden, Colorado: Fulcrum Publishing, 2007.
THOMPSON, Hunter S. Medo e Delírio em Las Vegas: uma jornada selvagem ao coração do Sonho Americano. Porto Alegre: L&PM, 2011a.
______. Rum: diário de um jornalismo bêbado. Porto Alegre: L&PM, 2011b.
______. Hell’s Angels. Porto Alegre: L&PM, 2010.
______. Reino do medo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
______. Fear and loathing on the campaign trail’72. New York: Happer Perennial, 2005.
______. A grande caçada aos tubarões: histórias estranhas de um tempo estranho. São Paulo: Conrad, 2004.
______. The proud highway: Saga or a desperate Southern gentleman. New York: Ballantine Books, 1998.
WENNER, Jann; SEYMOUR, Corey. Gonzo: The life of Hunter S. Thompson. New York - Boston - London: Back Bay Books, 2007.
Referências audiovisuais
GIBNEY, Alex. Gonzo: The life and work of Dr. Hunter S. Thompson. [Filme-vídeo]. Produção de Alex Gibney, direção de Alex Gibney. Filadélfia, Diverse Productions, 2008. 120 min. color. son.
GILLIAM, Terry. Fear and loathing in Las Vegas. [Filme-vídeo]. Produção de Patrick Cassavetti, Laila Nabulsi, Stephen Nemeth, direção de Terry Gilliam. Los Angeles, Universal Pictures, 1998. 118 min. color. son.
LINSON, Art. Where the Buffalo Roam. [Filme-vídeo]. Produção de Art Linson, direção de Art Linson. Los Angeles, Universal Pictures, 1980. 96 min. color. son.
ROBINSON, Bruce. The Rum Diary. [Filme-vídeo]. Produção de Johnny Depp, Graham King, Christi Dembrowski, Anthony Rhulen, Robert Kravis, direção de Bruce Robinson. New York, BMG, 2011. 120 min.
color. son.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Sessões do Imaginário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.