Telenovelas: origens, evolução e aspectos comerciais

Autores

  • Jenara Miranda Lopes

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.2.22016

Palavras-chave:

Telenovela, Mídia, Consumo, Merchandising editorial.

Resumo

A telenovela brasileira é um produto cultural que transmite valores e estilos de vida. Ela é um produto que visa o entretenimento e eventuais explosões de consumo, geradas pelas telenovelas, são consequências do sucesso desse tipo de ficção junto ao seu público espectador e suas origens remontam à peças publicitárias de produtos de higiene e beleza veiculadas nas rádios em meados do século XX. A relação entre as novelas e os telespectadores funciona como um caminho de duas vias, onde informação e consumo, referência e reprodução estão num ciclo constante, potencializado pelas redes sociais. A relação entre telenovelas e os diversos tipos de consumo é o que se propõe abordar neste artigo.

Biografia do Autor

Jenara Miranda Lopes

Mestre em Comunicação Social pela PUCRS. Especialista em Imagem Publicitária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atua como pesquisadora das áreas de audiovisual, moda, design, figurino e consumo.

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Publicado

2016-02-16

Edição

Seção

Dossiê 65 anos de TV no Brasil