Estórias e História: memórias de telespectadores sobre novelas de 1970 e 1980
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.2.22001Palavras-chave:
telenovelas, história oral, imaginário, 1970, 1980Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre as relações entre memórias, imaginário e telenovelas. Utilizando depoimentos de telespectadores da região do Grande ABC (estado de São Paulo), colhidos por meio da metodologia da História Oral, articula memórias individuais sobre as telenovelas e o contexto sociopolítico das décadas de 1970 e 1980. Como resultado, apresenta a percepção de um gradual despertar dos entrevistados para a complexidade da relação TV-sociedade, e também a ação de uma visão retroativa sobre a qualidade das telenovelas (as novelas atuais precipitando uma visão de que as novelas anteriores eram melhores). Por fim, aponta para a fecundidade desse caminho metodológico: o estudo das memórias como uma ferramenta para a compreensão da influência da telenovela sobre o imaginário social.
Referências
BUCCI, Eugênio. Ainda sob o signo da Globo. In: ________; KEHL, Maria Rita. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004. p.220-240.
CUNHA, Magali do Nascimento. Da imagem à imaginação e ao imaginário: elementos-chave para os estudos em comunicação e cultura. In: BARROS, Laan (Org.). Discursos midiáticos: representações e apropriações culturais. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2011. p. 33-48.
DELGADO, L. A. N. História Oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
DICIONÁRIO da TV Globo, v. 1: programas de dramaturgia & entretenimento. Projeto Memória das Organizações Globo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FERNANDES, Julio Cesar. A memória televisiva como produto cultural: um estudo de caso das telenovelas do Canal Viva. Jundiaí: In House, 2014.
LUHMANN, Niklas. A realidade nos meios de comunicação. São Paulo: Paulus, 2005.
MAFFESOLI, Michel. O imaginário é uma realidade. Revista FAMECOS. Porto Alegre: PUC-RS, ed. 15, p. 74-82, ago. 2001. Entrevista concedida a Juremir Machado da Silva.
MEIHY, J. C. S. B. Manual de História Oral. São Paulo: Loylola, 2000.
OLIVEIRA SOBRINHO, J. B. de (José Bonifácio). O livro do Boni. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2011.
SOUZA, José Carlos Aronchi de. Gêneros e formatos na televisão brasileira. São Paulo: Summus Editorial, 2004.
THOMPSON, P. A Voz do passado – História Oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
STARR, L. Oral history. In: DUNAWAY, D. K.; BAUM, W. K. Oral History: an interdisciplinary anthology. Lanham, MD: AltaMira Press, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Sessões do Imaginário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.