A cozinha pós-moderna do MasterChef Brasil: Social TV e mídia que se propaga no Twitter

Autores

  • Mateus Dias Vilela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Tauana Mariana Weinberg Jeffman Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.2.21984

Palavras-chave:

Televisão, Social TV, Twitter, Propagação.

Resumo

As redes sociais têm servido como ágoras na qual os indivíduos, em torno de conteúdos televisivos, reúnem-se dando origem ao fenômeno de Social TV. Dessa forma, a televisão, busca se adaptar a um novo cenário audiovisual ao criar conteúdos que se propagem e incitem a discussão e o compartilhamento. Diante deste contexto, este ensaio analisa o reality show MasterChef Brasil, ao perceber que este propagou-se ao potencializar o papel da Social TV e ao empoderar seu público presente no Twitter.

Biografia do Autor

Mateus Dias Vilela, Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutorando em Comunicação Social – PUCRS, Porto Alegre - Brasil / Mobilidade acadêmica com o doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, Braga – Portugal. Bolsista Capes. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre, Brasil. Email: mateusdvilela@gmail.com

Tauana Mariana Weinberg Jeffman, Unisinos

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Comunicação – UNISINOS. Bolsista CAPES. Mestre em Comunicação Social – PUCRS. Bacharel em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda – UNIPAMPA. E-mail: tauanamwj@hotmail.com.

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Publicado

2016-02-16

Edição

Seção

Dossiê 65 anos de TV no Brasil