Fotografias de trabalhadores de August Sander: paradigmas do século XIX para uma estética oitocentista

Autores

  • Ludimilla Carvalho Wanderlei Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2016.2.21843

Palavras-chave:

August Sander, século XIX, representação, proletariado, fotografia

Resumo

Este artigo aborda as fotografias de August Sander como representação do proletariado (conceito marxista), propondo o fotógrafo como partidário de uma estética oitocentista, informada por paradigmas do século XIX, como a ideia de fotografia como reflexo da realidade, linguagem universal, arquivo e o retrato científico e/ou policial, entre outros.

 

Biografia do Autor

Ludimilla Carvalho Wanderlei, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE (Linha de pesquisa Estética e Culturas da Imagem e do Som). Graduada em Radisliamo e Tv pela mesma instituição. Especialista em Fotografia e Imagem (SORECH). Lattes:http://lattes.cnpq.br/2779652527283250.

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Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Artigos