Complexidades para humanizar o herói: Notas sobre a personagem David Lurie em Desonra
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.2.21369Resumo
Este artigo discute a estética realista na narrativa cinematográfica, observando a representação do herói contemporâneo. Parte-se da teorização acerca do herói que é percebido em suas “humanidades”, coerentes com as perspectivas da estética realista e sua busca pela autenticação do real retratado. A análise se dá a partir do estudo do filme Desonra (2008) de Steve Jacobs, baseado no romance homônimo de J.M. Coetzee. A investigação observou a construção da personagem principal David Lurie e sua transformação durante a narrativa, estabelecendo relações possíveis em termos de sua performance com o contemporâneo.
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Porto Alegre: Globo, 1966. 264 p.
BRAIT, Beth. A personagem. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999. 95 p.
BROMBERT, Victor. Em louvor de anti-heróis. São Paulo: Ateliê, 2004. 220 p.
CANDIDO, Antônio et al. A personagem de ficção. 10. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002. 119 p.
CAUDURO, Flávio Vinícius; RAHDE, Maria Beatriz. Imagens e Imaginários: do moderno ao pós-moderno. ECompós, v.9, 2007. Disponível em: <http://www.compos.org.br/files/30ecompos09_Rahde_Cauduro.pdf>. Acesso em: 9 de abril de 2015.
Desonra. (Disgrace, Steve Jacobs. 2008).
FIGUEIREDO, Vera Follain de. Narrativas migrantes: literatura, roteiro e cinema. Rio de Janeiro: PUC - RJ, 2010. 287 p.
FORSTER, Edward Morgan. Aspectos do romance. Porto Alegre: Globo, 1969. 135 p.
JAGUARIBE, Beatriz. O choque do real: estética, mídia e cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. 237 p.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. 2 ed. São Paulo: Ática, 1997. 431 p.
KOTHE, Flávio René. O herói. 2. ed. São Paulo: Ática, 1987. 94 p.
LYOTARD, Jean François. A condição pós-moderna. 8 ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 2004. 131 p.
TORRES, Daniela Freitas. Transcedendo a questão histórica: a configuração da ironia em Desonra, de J. M. Coetzee. 2010. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Santa Cruz do Sul, 2010.
VOGLER, Christopher. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. 2. ed., rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. 446 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Sessões do Imaginário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.