Financiamento coletivo no cinema brasileiro: um panorama a partir da plataforma Catarse
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.1.20543Palavras-chave:
Audiovisual, Crowdfunding, Financiamento, Cinema BrasileiroResumo
Este artigo busca compreender o sistema de financiamento coletivo aplicado a projetos da área audiovisual e também traçar o perfil das obras financiadas, verificando de que forma o crowdfunding está inserido no mercado audiovisual brasileiro. Para delimitar o objeto desta pesquisa, o estudo tomará como base o funcionamento e os dados fornecidos pela plataforma on-line de financiamento coletivo Catarse, a maior do gênero no País em número de projetos e arrecadação. Diante do cenário observado, a pesquisa indicou que o crowdfunding tornou-se uma opção viável para o financiamento de obras de baixo orçamento e alternativa para realizadores iniciantes ao complementar os meios tradicionais de captação de recursos.
Referências
ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
BARONE, João Guilherme. Comunicação e indústria audiovisual: cenários tecnológicos e institucionais do cinema brasileiro na década de 90. Porto Alegre: Sulina, 2009.
BORDWELL, David; STAIGER, Janet; THOMPSON, Kristin. The Classical Hollywood Cinema: Film Style & Mode of Production to 1960. London : Routledge, 1988.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social.Pesquisa Brasileira de Mídia 2014: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014. Disponível em:
< http://pt.slideshare.net/BlogDoPlanalto/pesquisa-brasileira-de-mdia-2014>. Acesso em 10. mar. 2014.
COOK, David A. A History of Narrative Film. Nova Iorque : W. W. Norton, 1996.
DE LUCA, Luiz Gonzaga Assis. A hora do cinema digital : democratização e globalização do audiovisual. São Paulo : Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
FELINTO, Erick. Crowdfunding: Entre as Multidões e as Corporações. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, vol.9, n.26, p.137-150, nov. 2012. Disponível em:
<http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/347/pdf>. Acesso em:
mai. 2013.
FIGGIS, Mike. Digital Film-making. London: Faber & Faber, 2007.
FURINI, Liana Gross; TIETZMANN, Roberto; VALIATI, Vanessa. Aceleração e Transformações: Marcas da Tecnologia Digital para Além da Imagem Cinematográfica. Novos Olhares, [S.l.], p. 18-27, jan. 2014. ISSN 2238-7714. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/69824>. Acesso em: 10 Mar. 2014.
HOWE, Jeff. O poder da Multidões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
LINS, Consuelo; MESQUITA, Claudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
PHAM, Annika & WATSON, Neil. The film marketing handbook. Londres: Media Business School, 1993.
SHIRKY, Clay. Lá vem todo mundo: o poder de organizar sem organizações. Rio de
Janeiro: Zahar, 2012.
______. A cultura da participação. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
STEINBERG, Scott.; DEMARIA, Rusel. The Crowdfunding Bible: how to raise money for any startup, vídeo game, or Project. Read.me,Overload Entertainment, LLC, 2012 (Ed.
Digital).
SUROWIECKI, James. A sabedoria das multidões. Rio de Janeiro: Record, 2006.
TELO, Antonio Roig. Trabajo Colaborativo en la produción cultural y el entretenimiento. Barcelona: Universitat Oberta de Catalunya, 2011.
____ ; NAVARRO, J.; LEIBOVITZ, T. Esta película la hacemos entre todos. Crowdsourcing e Crowdfunding como prácticas colaborativas en la producción
audiovisual. Revista Icono 14, Madrid, vol.1, p. 25-40, jan. 2012. Disponível em:
<http://icono14.net/ojs/index.php/icono14/article/view/113> . Acesso em: 10 out.
WINSTON, Brian. Technologies of seeing; photography, cinematography and television. Londres: British Film Institute, 1996.
FILMES
BELO MONTE: Anúncio de uma guerra. Direção: André D'Elia. Produção: André
D'Elia, Bia Vilela. Intérprete: Raoni. Brasil: Cinedelia, 2012.
CIDADE CINZA. Direção: Marcelo Mesquita, Guilherme Valiengo. Roteiro: Felipe
Lacerda, Marcelo Mesquita, Peppe Siffredi. Intérpretes: Os Gemeos, Cedar
Lewinsohn, Nunca, Egas Marcolino Assis, Zefix. Brasil, 2013.
O LABIRINTO DE KUBRICK (ROOM 237). Direção: Rodney Ascher. Produção: Todd Hughes, Tim Kirk. Documentário. Estados Unidos, 2012.
TOKYORI - AS DOBRAS DO TEMPO. Direção: Paulo Pastorelo. Roteiro: Kentaro
Sugao, Noriko Oda, Paulo Pastorelo. Produção: Primo Filmes. Coprodução: Comme
des cinema. Brasil, 2013
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Sessões do Imaginário – Cinema | Cibercultura | Tecnologias da Imagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.