Novas modalidades de sitcom e o fenômeno confessional
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.1.17967Palavras-chave:
sitcoms, imaginário coletivo, reality shows, confessionárioResumo
Este artigo resgata as origens do formato sitcom, ou comédia de situação, e discute suas novas modalidades que fazem uso da linguagem documental, bem como a prática confessional explorada por parte de suas personagens. O título comentado é The Office, produzido para a televisão norte-americana. Pretende-se compreender o porquê da escolha de permitir que as personagens enderecem a câmera diretamente e o que isto significa sob a perspectiva da teoria do imaginário coletivo, de Michel Maffesoli, relacionando este hábito ao que é possível encontrar atualmente em reality shows e na internet, através dos videologs.
Referências
ANDREJEVIC, Mark. Reality TV: the work of being watched. Lanham, MD, USA: Rowman and Littlefield Publishers, 2003
________________. Check your loco listings. In Coloradan Magazine (USA), edição de Junho de 2004.
BASTOS DUARTE, Elizabeth. Sitcom: novas tendências. UFSM, Santa Maria, RS, Brasil: Animus: revista interamericana de comunicação. Vol. 7, n. 13, Jan-Jun 2008.
BURGUESS, Jean; GREEN, Joshua. Youtube: digital media and society series. Cambridge, UK: Polity Press, 2009
CRADY, Graça. Michel Maffesoli: “A estetização é a rebelião do imaginário in Revista FAMECOS n.° 16, Dezembro 2006
DOVEY, John. Freakshow: First person media and factual television. London and Sterling, VA, UK: Pluto Press, 2000
HAMAMOTO, Darrell. Nervous Laughter: Television Situation Comedy and Liberal Democratic Ideology. New York, USA: Praeger, 1989
MAFFESOLI, Michel. O Tempo das Tribos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006
_______________. O imaginário é uma realidade (entrevista com Michel Maffesoli) in Revista FAMECOS, n.° 15, agosto de 2001
_______________. A terra fértil do cotidiano. In: Revista FAMECOS, nº 36. Porto Alegre, ago. 2008, p. 5-9.
MEDHURST, Andy e TUCK, Lucy. The gender game. In COOK, Jim (Ed.) BFI Dossier 17: Television sitcom. Londres: British Film Institute, 1982
MILLS, Brett. The sitcom. Londres: Edinburg University Press, 2009
SAVORELLI, Antonio. Beyond Sitcom: New Directions in American Television Comedy. EUA: McFarland, 2010
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.