A fórmula de Michel Vaillant: Realismo e Ligne Claire nas Histórias em Quadrinhos de Automobilismo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.1.17723Palavras-chave:
Automobilismo, Ligne Claire, RealismoResumo
O presente artigo deseja observar como a história em quadrinhos sobre automobilismo, notadamente a do personagem Michel Vaillant, consegue engendrar, em sua narrativa, mecanismos de realismo através de sua forma gráfica. Utilizando-se o arcabouço teórico de David Bordwell e Jean-Louis Baudry acerca das narrativas visuais, o objetivo aqui é refletir acerca desse exercício de estilo (através do estilo franco-belga da Ligne Claire) e fórmula (o realismo), bem como desvelar as estratégias do dispositivo midiático das HQs, que faz Michel Vaillant ser reconhecido enquanto uma leitura do automobilismo referencial, possibilitando a relação de Vaillant com personagens do “mundo real” do automobilismo.Referências
AUMONT, J. O olho interminável. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
BAUDRY, J-L. “Le dispositif: approches métapsychologiques de l’impression de réalité”. Communications. nº 23. Paris, 1975.
BAUDRY, J-L. "Cinema: Efeitos ideológicos produzidos pelo aparelho de base". In: XAVIER, I. (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
BORDWELL, D. Narration in the Fiction Film. London: Routledge, 1997.
CASTELLANA, G. “Il Tocco del Maestro”. MichelVaillantFan.it, 2001. Disponível em: http://www.michel-vaillant-fan.it/tocco-del-maestro.htm Acesso em 28/01/2014.
ECO, U. Lector in Fabula. São Paulo: Perspectiva, 2008.
GRATON, J. Suspense a Indianapolis. Bruxelles: Lombard, 1966.
GRATON, J. Caos na F1. Lisboa: Meriberica/Liber, 1982.
HABERMAS, J. Técnica e ciência como “ideologia”. Lisboa: Ed. 70, 2001.
NOBRE, M. A Teoria Crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
ST-LOUIS, H. “Belgian Comic Book Styles: The School of Charleroi and the Ligne Claire”. ComicBookBin.com, 2009. Disponível em: http://www.comicbookbin.com/School_Charleroi_the_Ligne_Claire001.html. Acesso em 28/01/2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.