Chapeuzinho no cinema contemporâneo: das páginas às telas e da ficção ao simulacro
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.1.17651Palavras-chave:
Contos de Fada, Cinema, Chapeuzinho Vermelho, Simulacro, Involução do Mal.Resumo
No contexto baudrillardiano de esmaecimento e supressão da distância entre real e imaginário, de coincidência metonímica entre objetos e realidade, nos propomos a analisar o conto Chapeuzinho Vermelho em suas releituras no cinema contemporâneo. Primeiramente, refletimos sobre a função dos contos na sociedade e resgatamos suas origens. Em seguida, içamos as bases teóricas que sustentarão nossos argumentos na análise de Deu a Louca na Chapeuzinho e Deu a louca na Chapeuzinho 2. Enfim, recuperamos reflexivamente as origens orais e literárias do conto, para melhor compreendermos e explicarmos sua evolução hodierna na grande tela, particularmente a partir das noções de simulacro e de involução do mal.Referências
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