Uma investigação sobre a aquisição de estrutura argumental dos predicados psicológicos
Palavras-chave:
Mapeamento de papeis temáticos, Aquisição de verbos psicológicos, Hierarquia de papeis temáticosResumo
Neste artigo, apresentamos resultados de pesquisa de campo com foco na aquisição de verbos psicológicos, empreendida com 30 sujeitos de 4 a 7 anos, e 30 sujeitos de 9 a 10 anos. O intuito é investigar a questão teórica conhecida como “problema de mapeamento dos verbos psicológicos”, que consiste na possibilidade de inversão sintática de papéis temáticos em pares de verbos de significado “reversível” como temer e assustar. Buscamos testar a hipótese de que o problema de mapeamento dos verbos psicológicos tem implicações para o processo de aquisição da linguagem e que verbos psicológicos são mais difíceis de adquirir do que verbos de ação. Pressupomos haver uma propensão inata para o mapeamento de argumentos com base em traços semânticos, organizados hierarquicamente, e defendemos que o papel temático de Experienciador é preferido para posição de sujeito, quando em contraposição a um papel temático menos agentivo e menos volitivo, como o Tema.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.