Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária

Autores

  • Valéria Moura Venturella PUCRS

Palavras-chave:

Construtivismo radical, Educação construtivista, Leitura, Ensino e aprendizagem da literatura

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar o Projeto Leituras Radicais, uma investigação dos fundamentos do pensamento construtivista radical (GLASERSFELD, 1996) e suas repercussões nas concepções de conhecimento, de linguagem e de leitura, bem como na educação e a transposição dessa base teórica para uma experiência prática com a leitura literária em sala de aula. Os resultados da experiência sugerem que a realização de uma abordagem construtivista radical para o processo de leitura literária em sala de aula envolve a apropriação do texto e a interpretação ativa pelo leitor, o compartilhamento do texto e do mundo e a compreensão do outro, bem como a responsabilização pelo mundo experiencial e por sua mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Venturella, V. M. (2010). Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária. Letras De Hoje, 45(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/8128