Educação literária e cânone literário escolar

Autores

  • Blanca-Ana Roig Rechou Universidade de Santiago de Compostela

Palavras-chave:

Cânone, História literária, Antologia, Ensino da literatura, Literatura infantil, Literatura juvenil

Resumo

O artigo, fundamentando-se particularmente nas ideias de José María Pozuelo Ivancos e Itamar Even-Zohar, discute, num primeiro momento, o conceito de cânone, de uma perspectiva bem ampla, para, em seguida, concentrar-se na problematização específica da canonização escolar da literatura infantil e juvenil, abordando o como e o quem seleciona os textos infantis e juvenis na escola atual. Ao longo do trabalho, são postos em questão, de forma mais ou menos direta e nas suas relações com a educação, aspectos como a constituição da história literária; os critérios nos quais se assenta uma tradição literária; a realização das antologias; o ensino da literatura nos diferentes níveis de ensino; e, em especial, os agentes que intervêm no processo de canonização literária das obras infantis e juvenis nas sociedades contemporâneas.

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Publicado

2010-12-27

Como Citar

Rechou, B.-A. R. (2010). Educação literária e cânone literário escolar. Letras De Hoje, 45(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/8124

Edição

Seção

Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces 10 anos de existência do CELIN