Linguística e Teoria da Literatura: uma interface possível
Palavras-chave:
Leitura, Ensino, Linguística, Literatura, InterfaceResumo
O artigo pretende contribuir para os estudos sobre ensino da leitura, por meio de um novo paradigma que associe Linguística e Teoria da Literatura na perspectiva da Educação, no que se refere a objetos virtuais de aprendizagem. O leitor, com o aporte da Linguística, pode perceber os recursos utilizados pelo autor na constituição do texto, ampliando as possibilidades de inferência, de reflexão, de associação e preenchendo as lacunas próprias do texto literário. Assim, aquele que lê o texto, lê a si próprio e lê o mundo que o rodeia, movido pela abordagem sensível da realidade construída pelo trabalho linguístico do escritor.Downloads
Downloads
Como Citar
Amodeo, M. T., & Pereira, V. W. (2010). Linguística e Teoria da Literatura: uma interface possível. Letras De Hoje, 45(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/8115
Edição
Seção
Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces 10 anos de existência do CELIN