Caracterização e formalização de lacunas em inventários fonológicos consonantais – uma interpretação pela OT
Palavras-chave:
inventários fonológicos, formalização de lacunas, Teoria da OtimidadeResumo
O presente trabalho visa a discutir a formalização da marcação na Teoria da Otimidade (OT), centralizando a discussão na caracterização de restrições de marcação específicas de modo (manner-specific constraints), propostas por De Lacy (2002, 2006). Para tal fim, o trabalho focaliza a análise de lacunas em inventários fonológicos consonantais de três diferentes sistemas: do manchu, do português e do fe?fe? bamileke. Pelo fato de associarem a escala de ponto de articulação às dimensões de modo de articulação e vozeamento, conclui-se que as manner-specific constraints se mostram adequadas para o trato dos sistemas lacunares, de modo a constituírem uma alternativa robusta de formalização de restrições no modelo da OT.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.