As classes formais do português brasileiro
Palavras-chave:
Morfologia distribuída, Vocábulos não-derivados, Vogal átona final, Classes formaisResumo
Na linha da Morfologia Distribuída (Halle e Marantz, 1993, 1994; Harris 1999), este artigo se detém nos agrupamentos de vocábulos não-derivados do português terminados em /o/, /e/, /a/ átonos ou ‘zero’ fonológico, considerando-os em quatro classes formais. Os resultados permitem reconhecer as vogais /o/ e /a/ como legítimas “vogais temáticas” (VT) – morfemas de classe formal –, e a vogal /e/ com dois status: morfema de classe formal e vogal epentética.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.