Recursos de inferência lexical em L2
Palavras-chave:
inferência lexical, estratégias, fontes de conhecimento, leitura em L2.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre os recursos empregados para a realização de inferências lexicais por dezesseis sujeitos proficientes em leitura em L2, com base em Nassaji (2003). As principais questões sob investigação eram: (a) quais são as estratégias e as fontes de conhecimento utilizadas pelos leitores?; (b) há uma relação entre tipo de recurso utilizado e desempenho inferencial? A análise dos dados revelou que releitura e análise foram as estratégias preferenciais dos sujeitos, o mesmo valendo para as fontes de conhecimento discursivo e morfológico. Além disso, apesar de esses recursos terem sido empregados com eficácia na maioria dos casos, não foi possível estabelecer correlação entre tipos de estratégias e de fontes de conhecimento mais utilizados e desempenho inferencial dos sujeitos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.