Literatura indígena e educação ambiental, um diálogo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2025.1.45864Palavras-chave:
literatura indígena, educação ambiental, antropoceno.Resumo
O artigo relaciona a literatura indígena à educação ambiental, trazendo uma reflexão sobre os impactos gerados pelo antropoceno. Acreditamos que a aliança aqui sugerida pode contribuir com as questões vinculadas à sustentabilidade, preservação e conservação do meio ambiente – por meio de diálogos entre autores indígenas, tendo por base a perspectiva do pensamento decolonial de Ailton Krenak, Julie Dorrico, Márcia Kambeba, entre outros autores que contribuem com reflexões quanto aos desafios que se apresentam na contemporaneidade, analisando pensamentos e saberes de povos originários, levando em consideração o respeito às suas formas de apropriação da natureza, extração, transformação dos recursos naturais, organização social e relações de trabalho. Nesta perspectiva, faz-se necessário não cair no reducionismo de encarar a literatura indígena apenas como mitologia, retirando dela todo seu potencial de ciência, integração entre o ser humano e a natureza, ancestralidade, simbologia, cultura e encantamento. Este artigo objetiva demonstrar que a conexão entre educação ambiental e literatura contribui para a compreensão de novos olhares e sentidos, às redes e aos enredos cotidianos que compõem a floresta e influenciam a vida fora dela. O respeito ao meio ambiente e aos seus povos originários assume um papel crucial na composição de um mundo socialmente mais justo, igualitário e ecologicamente equilibrado, condição tida como fundamental para a manutenção da vida no Planeta. Neste âmbito, diz respeito às relações entre literatura e consciência ambiental, tema este que nas últimas décadas recebe atenção não apenas de ambientalistas, mas também de intelectuais das variadas áreas do conhecimento. O foco na degradação ambiental, o alerta para a destruição de vários ecossistemas no Planeta revela um dos núcleos que são o foco deste artigo, nas relações entre literatura e consciência ambiental.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Wlater. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221. Escrito em 1936 sob o título Der Erzäher: Betrachtungen zum Werk Nikolai Lesskows.
CALLIGARIS, Contardo. Hello Brasil e outros ensaios. São Paulo: Três Estrelas, 2017.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: LIMA, Aldo de (org.). Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades: Ouro Sobre Azul, 1995. p. 169-191.
DIAS, Genebaldo Freire. Antropoceno: Indicação à temática ambiental. 2. ed. São Paulo. Gaia, 2016.
DORRICO, Julie. Eu sou macuxi e outras histórias. São Paulo: Caos e Letras, 2019.
DORRICO, Julie. Mapa Brava: mapeamento, pesquisa e crítica. Recife, 2020a. Disponível em: https://www.mapabrava.com.br/poemas-rondonia. Acesso em: 11 jun. 2022.
DORRICO, Julie; DANNER, Fernando; DANNER, Leno Francisco (org.) Literatura indígena brasileira contemporânea: autoria, autonomia, ativismo. Porto Alegre: Fi, 2020b.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
KADIWÉU, Idjahure (org.). Tembetá Conversas com pensadores indígenas. Rio de Janeiro: Azougue, 2019.
KAMBEBA, Márcia Wayna. Ay Kakyri Tama: eu moro na cidade. 2. ed. São Paulo: Jandaíra, 2020a.
KAMBEBA, Márcia Wayna. Kumiça Jenó: narrativas poéticas dos seres da floresta. São Paulo: Uderline Publishing, 2021.
KAMBEBA, Marcia Wayna. Saberes da Floresta. São Paulo: Jandaíra, 2020b.
KOPENAWA, Davi; BRUCE, Albert. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia da Letras, 2015.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
PETIT, Michèle. Leitura: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: 34, 2013.
PETIT, Michèle. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. São Paulo: 34, 2019.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: 34, 2009.
POTIGUARA, E. Metade cara, metade máscara. 3. ed. Rio de Janeiro: Grumin, 2019.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SAAVEDRA, Carola. O mundo desdobrável. Ensaios para depois do fim. Belo Horizonte: Relicário, 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Letras de Hoje

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.