Literatura indígena e educação ambiental, um diálogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2025.1.45864

Palavras-chave:

literatura indígena, educação ambiental, antropoceno.

Resumo

O artigo relaciona a literatura indígena à educação ambiental, trazendo uma reflexão sobre os impactos gerados pelo antropoceno. Acreditamos que a aliança aqui sugerida pode contribuir com as questões vinculadas à sustentabilidade, preservação e conservação do meio ambiente – por meio de diálogos entre autores indígenas, tendo por base a perspectiva do pensamento decolonial de Ailton Krenak, Julie Dorrico, Márcia Kambeba, entre outros autores que contribuem com reflexões quanto aos desafios que se apresentam na contemporaneidade, analisando pensamentos e saberes de povos originários, levando em consideração o respeito às suas formas de apropriação da natureza, extração, transformação dos recursos naturais, organização social e relações de trabalho. Nesta perspectiva, faz-se necessário não cair no reducionismo de encarar a literatura indígena apenas como mitologia, retirando dela todo seu potencial de ciência, integração entre o ser humano e a natureza, ancestralidade, simbologia, cultura e encantamento. Este artigo objetiva demonstrar que a conexão entre educação ambiental e literatura contribui para a compreensão de novos olhares e sentidos, às redes e aos enredos cotidianos que compõem a floresta e influenciam a vida fora dela. O respeito ao meio ambiente e aos seus povos originários assume um papel crucial na composição de um mundo socialmente mais justo, igualitário e ecologicamente equilibrado, condição tida como fundamental para a manutenção da vida no Planeta. Neste âmbito, diz respeito às relações entre literatura e consciência ambiental, tema este que nas últimas décadas recebe atenção não apenas de ambientalistas, mas também de intelectuais das variadas áreas do conhecimento. O foco na degradação ambiental, o alerta para a destruição de vários ecossistemas no Planeta revela um dos núcleos que são o foco deste artigo, nas relações entre literatura e consciência ambiental.

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Biografia do Autor

Alessandra Cegobia de Andrade Silva, Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul; Minter Faculdade Católica de Rondônia, Rondônia – Brasil.

Possui graduação em Letras Plena pela Faculdade de Educação de Cacoal (1999); especialização em Psicopedagogia e Linguística pelo Instituto Cuiabano de Educação (2004). Atualmente é professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado da Educação de Rondônia. Possui Mestrado em Letras, Área de concentração: Letras, Leitura e Produção Discursiva, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Projeto de Cooperação Institucional (PCI) entre a Faculdade Católica de Rondônia (FCR) e a Universidade de Passo Fundo (UPF).

Miguel Rettenmaier, Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Professor permanente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Coordenador do GT ANPOLL de Literatura Brasileira Contemporânea.

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

Cegobia de Andrade Silva, A., & Rettenmaier, M. (2025). Literatura indígena e educação ambiental, um diálogo. Letras De Hoje, 60(1), e45864. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2025.1.45864