Taller de Juegos Electrónicos
estratégia de ensino para desenvolver a motivação e a aprendizagem em espanhol
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2024.1.44185Palavras-chave:
Língua espanhola, Línguas adicionais, Oficina de games, Jogos digitais, Aprendizagem ergódica.Resumo
Este trabalho traz o relato e as conclusões de uma pesquisa desenvolvida ao longo de cerca de três anos com o objetivo de proporcionar um processo lúdico de aprendizagem de língua espanhola a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública. Partindo dos conceitos de Homo Ludens, de Huizinga (2000), de aprendizagem ergódica, de Leffa e Beviláqua (2019), e de inserção das tecnologias digitais no ensino de línguas, em especial os videojogos, conforme proposto por autores como Leffa e Pinto (2014), propusemo-nos a desenvolver uma oficina de games com os estudantes, a fim de que eles aprendessem a criar seus próprios jogos e pudessem utilizar a língua espanhola não como fim, mas como meio para construir seus produtos. Para tanto, desenvolvemos, primeiramente, um jogo na plataforma Escape Factory, que serviu de base e inspiração para os alunos. Essa pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada sob os pressupostos metodológicos do Design-Based Research, que prevê uma série de fases no desenvolvimento de produtos com fins educacionais, fases essas que se desenvolvem em ciclos iterativos, o que implica contínuas avaliações e reformulações. A partir do jogo-modelo e da oficina de criação, os alunos desenvolveram seus próprios games digitais em espanhol. Com as anotações realizadas em diário de bordo ao longo do processo, além dos questionários respondidos pelos alunos, podemos afirmar, ainda que novos estudos sejam necessários, que a aprendizagem de língua adicional por meio do desenvolvimento de jogos pode ser significativa, motivadora e, principalmente, efetiva.
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