Verticalização e horizontalização em pesquisas em Ciências Humanas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.3.40677Palavras-chave:
Metodologia, Ensino Médio, Dialogismo, Bakhtin, Jovem do Ensino MédioResumo
Este artigo trata da metodologia de análise para pesquisa em Ciência Humanas voltadas à escuta da alteridade e cujo corpus é construído a partir de entrevistas, grupos focais, depoimentos, entre outros. A metodologia de análise proposta desenvolve-se no quadro teórico formulado por Bakhtin e o Círculo para articular a verticalidade à horizontalidade e buscar, no cruzamento dessas direções, profundidade e abrangência; singularidades e a generalização possível e desejável em uma pesquisa. Para apresentar essa metodologia, o artigo se apoia em um recorte de uma pesquisa de doutorado que ouviu jovens concluintes do ensino médio para saber seus valores, planos de futuro e como avaliavam a escola.
Downloads
Referências
AMORIM, Marília. Vozes e silêncio no texto de pesquisa em Ciências Humanas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 7-19, jul. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000200001. Acesso em: 1 abr. 2021.
ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativos em Educação? Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7441. Acesso em: 1 abr. 2021.
BAKHTIN, Mikhail. Gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 261-306.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato ético. Tradução elaborada para fins acadêmicos e didáticos por Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. Não publicada.
BRAIT, Beth. Linguagem e identidade: um constante trabalho de estilo. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 15-32, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462004000100003&scriptsci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 1 abr. 2021.
CAMPOS, Maria Tereza R. A. Teias do tempo: o jovem do Ensino Médio como sujeito na gestação do futuro. 2018. 351 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/21804/2/Maria%20Tereza%20Rangel%20Arruda%20Campos.pdf. Acesso em: 25 out. 2021.
FAMÍLIA. In: Grande Dicionário Houaiss. UOL, 2021. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v5-4/html/index.php#2. Acesso em: 19 nov. 2021.
FONTANELLA, Bruno José B. et al. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Caderno de saúde pública, Rio de Janeiro, p. 389-394, fev. 2011. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/csp/v27n2/20.pdf. Acesso em: 4 abr. 2021.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
VOLÓCHINOV, Valentin. (Círculo de Bakhtin) Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo, Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letras de Hoje
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.