Verticalização e horizontalização em pesquisas em Ciências Humanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.3.40677

Palavras-chave:

Metodologia, Ensino Médio, Dialogismo, Bakhtin, Jovem do Ensino Médio

Resumo

Este artigo trata da metodologia de análise para pesquisa em Ciência Humanas voltadas à escuta da alteridade e cujo corpus é construído a partir de entrevistas, grupos focais, depoimentos, entre outros. A metodologia de análise proposta desenvolve-se no quadro teórico formulado por Bakhtin e o Círculo para articular a verticalidade à horizontalidade e buscar, no cruzamento dessas direções, profundidade e abrangência; singularidades e a generalização possível e desejável em uma pesquisa. Para apresentar essa metodologia, o artigo se apoia em um recorte de uma pesquisa de doutorado que ouviu jovens concluintes do ensino médio para saber seus valores, planos de futuro e como avaliavam a escola.

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Biografia do Autor

Maria Tereza Rangel Arruda Campos, Pesquisadora autônoma, São Paulo, SP, Brasil.

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP/Sorbonne), em São Paulo, SP, Brasil; mestra pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), em São Paulo, SP, Brasil. Bacharel e licenciada em Letras (Português e Espanhol) pela F.F.L.C.H. da USP. Professora por 14 anos em escolas da rede particular. Editora. Consultora do Banco Mundial, tendo atuado na SEMTEC do Ministério da Educação e na Secretaria de Educação do Estado de S. Paulo. Autora de materiais educacionais. Curadora de espaços para jovens na Bienal Internacional do Livro. Sócia da Nuvem Projetos Editoriais e Culturais.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Campos, M. T. R. A. (2021). Verticalização e horizontalização em pesquisas em Ciências Humanas. Letras De Hoje, 56(3), 405–420. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.3.40677

Edição

Seção

Dossiê: Estudos Bakhtinianos Contemporâneos