A infância na obra de Monique Revillion
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.2.40442Palavras-chave:
Monique Revillion, Representação da infância, violênciaResumo
Neste trabalho trazemos alguns elementos que exemplificam os modos como a infância é representada nos livros Teresa, que esperava as uvas e O Deus dos insetos, que compõem a obra de Monique Revillion. Para tal, fazemos alguns apontamentos acerca dos conceitos de infância e memória, nos contextos social e literário. A memória, aqui, nos interessa a partir da ideia de um narrador adulto que relata um acontecimento da infância. A partir dessa perspectiva, selecionamos os contos que tratam desse tema e analisamos aqueles que trazem personagens crianças e suas ações. O viés de análise parte de um conhecimento sobre o corpus, que mostrou a relação íntima entre a infância e a violência como o subtema mais recorrente nas narrativas. A partir dessa leitura e desses exemplos, o trabalho deixa ver a diversidade de vivências apresentadas pelas infâncias na obra de Monique Revillion, bem como algumas implicações dessa relação entre infância e violência, caracterizando o que entendemos como uma “não infância”.
Downloads
Referências
AMARILHA, Marly. Infância e literatura: traçando a história. Revista Educação Em Questão, Natal, v. 11, n. 2, p. 126-137, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/9497. Acesso em: 14 nov. 2020
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flasksman. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1981.
BEIJO, Simone Lucinda Cordiro. Infância, educação e literatura infantil: um estudo sobre a violência simbólica nos contos. 62 f. Monografia apresentada à Federação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (Curso de Pedagogia), Rolim de Moura, 2018. Disponível em: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2777. Acesso em: 16 nov. 2020.
CARDOSO, Laís de Almeida. A infância revisitada: um estudo sobre o protagonismo infantil na literatura brasileira ao raiar do século XX. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.8.2017.tde04082017-192107. Acesso em: 16 nov. 2020.
COUTINHO, Fernanda. Representações da infância na literatura. Rio de Janeiro: Edições Makunaima, 2012.
MATA, Anderson Luis Nunes da. O silêncio das crianças: representações da infância na narrativa brasileira contemporânea. 2006. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura) – Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
MATA, Anderson Luis Nunes da. Infância na literatura brasileira contemporânea: tema, conceito, poética. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 46, p. 13-20, dez. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2316-4018461. Acesso em: 7 out. 2020.
RAMIREZ, Paulo Niccoli. A memória e a infância em Marcel Proust e Walter Benjamin. Revista Aurora: São Paulo, n. 10, p. 119-134, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/aurora/article/view/4424. Acesso em: 18 nov. 2020.
RESENDE, Vania Maria. O Menino na Literatura Brasileira. São Paulo: Editora Perspectiva, 1988.
REVILLION, Monique. O Deus dos insetos. Porto Alegre: Dublinense, 2013.
REVILLION, Monique. Teresa, que esperava as uvas: contos. São Paulo: Geração Editorial, 2006.
SCHERER, Edson Arthur.; SCHERER, Zeyne Alves Pires. A criança maltratada: uma revisão da literatura. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 4, p. 22-29, ago. 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Letras de Hoje
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.