Arquitetura in absentia no conto "Catedral", de Raymond Carver

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.1.36394

Palavras-chave:

Écfrase, Intermidialidade, Arquitetura, Literatura Comparada, Raymond Carver

Resumo

A écfrase, tanto como ferramenta retórica da antiguidade quanto como recurso literário, é um procedimento (inter) midiático que atua no cruzar de fronteiras entre a literatura e outras formas de manifestações artísticas, tais como pintura, escultura e arquitetura. Ao fazer uma edificação presente em uma obra literária, a écfrase é capaz de elucidar não somente espaços construídos familiares, mas também lugares nunca vistos antes. Esse é o caso de “Catedral” (1980), do autor estadunidense Raymond Carver, em que o simbolismo dos efeitos provocados pela tentativa, por parte do narrador ateu, de fazer o personagem cego ver uma obra arquitetônica religiosa, televisionada em um documentário, por meio de um desenho costuma ser lido como uma virada no pessimismo mordaz da obra do autor. Assim sendo, a partir da noção de écfrase como fenômeno midiático (VIEIRA, 2017) e do estudo de transferência de características entre mídias (ELLESTRÖM, 2010, 2014, 2017), o objetivo desse ensaio é discutir de que maneira a mídia arquitetura se faz presente (ou não) no conto “Catedral”.

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Publicado

2020-04-28

Como Citar

Vieira, M. de P. (2020). Arquitetura in absentia no conto "Catedral", de Raymond Carver. Letras De Hoje, 55(1), e36394. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.1.36394

Edição

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Qual é a amplitude da literatura quando a palavra lit. se espalha pelas artes?