Negritude e literatura negra como atos de conhecimento e de ação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.4.35288Palavras-chave:
Literatura latino-americana. Literatura comparada. Negritude. Literatura negra. Poesia negra.Resumo
Este trabalho consiste em uma resenha descritiva da segunda edição da obra Negritude e literatura na América Latina, da destacada pesquisadora sobre literatura comparada, Zilá Bernd. Mesmo após 30 anos de seu lançamento, a sua contribuição continua relevante no que tange às questões sobre negritude e sobre a construção de consciência negra nos espaços latino-americanos. Em que pese o crescimento quantitativo e qualitativo de produções literárias negras, ainda um grande contingente da população negra no Caribe e no Brasil não tem acesso a esse repertório cultural. Nesse sentido, a negritude, como afirmação de uma presença, e a literatura negra como atitude frente à atualidade da segregação no século XXI, se apresentam como evidências incontestáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Letras de Hoje
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.