“E o verso vem vindo e vem vindo uma melodia de repente/ E que acende a mente e o coração”
Uma sociologia das vozes que se movem nos improvisos dos cantadores de viola do Sertão em período pré-eleitoral
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.2.33531Palavras-chave:
Sociologia, poesia, Cantoria de viola, Performance, Público.Resumo
Para além de uma poesia que reenraíza memórias as mais diversas do povo sertanejo, a atividade da cantoria de viola tornou-se também porta-voz dos anseios políticos deste povo. Esta pesquisa, de natureza quali-quantitativa e de base etnográfica, busca, a partir de um recorte de um Festival de Cantadores realizado na cidade de Buenos Aires (PE), em agosto de 2018, investigar – à luz da sociologia de Antônio Cândido – a relação estabelecida entre a tríade Autor-Obra-Público, doravante A-O-P, durante as performances dos improvisos, em um período pré-eleitoral para as eleições de 2018. Assim, pra os modelos de performance e voz segue-se o de Zumthor (1993; 2005; 2010). Por sua vez, as bases etnográficas estão em Geertz (2008). Os dados revelam que na dinâmica que se estabelece na tríade A-O-P, nos improvisos, ocorrem complexas e subjetivas relações entre cantadores e público, com este podendo interferir em todo os momentos do improviso.
Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. Cultura Brasileira. Temas e situações. 2ª ed. São Paulo (SP): Ática, 1992.
CÂNDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. 9ª ed. Revista pelo autor. Rio de Janeiro (RJ): Ouro Sobre Azul, 2006.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan, 2008.
Jacques, Le Goff; História e Memória. (Tradução de Bernardo Leitão [et al.] – Campinas (SP): Editora da UNICAMP, 1990.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. (Tradução de Jerusa Pires Ferreira et. all). Belo Horizonte (MG): Humanitas, 2010.
ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz. A Literatura Medieval. Tradução de Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. 1ª reimpr. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e Nomadismo. Cotia: Atelier Editorial, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Letras de Hoje
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.