Experiencias caóticas del descentramiento en la narrativa de Juan Francisco Ferré
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.4.33325Palavras-chave:
Descentramento. Excentricidade. Decadência. Identidade. Globalização.Resumo
En varias de sus novelas, Juan Francisco Ferré cuestiona la decadencia española, enmarcándose en una tradición literaria que se remonta a la generación del 98. Según el escritor malagueño, España no consigue desembarazarse de una concepción de la modernidad fundada en la pareja imperialismo/colonialismo -herencia de la Ilustración europea- y particularmente problemática en un mundo globalizado. Sin embargo, los que intentan escapar de esta modernidad corrupta se ven abocados al fracaso como se ve en Providence (2008) y El rey del juego (2015). Aunque la narración se centra en protagonistas excéntricos dotados una mirada distanciada sobre su entorno, éstos no consiguen nunca llevar a cabo su empresa de descentramiento con respecto a su “metrópoli de nacimiento”. En este artículo me propongo estudiar los motivos de este fallo e interrogar la visión crítica que Juan Francisco Ferré nos brinda de su país y de la globalización a través de ellas.
Palabras clave: Decadencia. Descentramiento. Imperialismo/Colonialismo. Nacionalismo. Identidad.
***Expêriencias caóticas do descentramiento nos romances de Juan Francisco Ferré***
Juan Francisco Ferré questiona, em diversos romances, a decadência espanhola, afiliando-se a uma tradição literária que remonta à geração de 1998. Segundo o escritor originário de Málaga, a Espanha não consegue se livrar de uma concepção da modernidade fundada no par imperialismo/colonialismo, herança da ilustração europeia. Essa visão crítica é particularmente aguda em Providence (2008) e El rey del juego (2015) que oferecem experiências traumáticas de descentramento em relação à cultura e à identidade espanholas. Ainda que a narração se centre em protagonistas excêntricos que têm uma visão distante e distanciada do seu entorno, não conseguem levar à cabo sua empresa de descentramento da “metrópole de nascimento”. Nesse artigo, proponho-me a estudar os motivos desse fracasso e a interrogar a visão crítica que Juan Francisco Ferré oferece de seu pais de origem e do contexto de globalização no qual está inserido.
Downloads
Referências
BRAVO VILLASANTE, Carmen. Los Diálogos escolares de Juan Luis Vives, 1616. Anuario de la Sociedad Española de Literatura General y Comparada, Vol. V (Año 1983-84). p. 7-11.
DELGADO, Elena. La nación singular. Madrid: Siglo XXI de España editores, 2015.
FERRE, Juan Francisco. Mimesis y simulacro. Málaga: e.d.a libros, 2011.
FERRE, Juan Francisco. Freakshow: la cultura americana en el espejo de la literatura. En: DEL PINO, J. M. (ed.). America the beautiful: la presencia de Estados Unidos en la cultura española contemporánea. Madrid: Iberoamericana/Vervuert, 2014. p. 125-150. https://doi.org/10.31819/9783954872619-008
FLORENCHIE, Amélie. El realismo full-HD de Juan Francisco Ferré. Pasavento: Realidad virtual y cibercultura, [S. l.], v. I, n. 2, p. 265-281, verano 2013.
FUSI, Juan Pablo. Un siglo de España. La cultura. Madrid: Marcial Pons, 1998.
JAMESON, Fredric. Valences of dialectic. Londres/Boston: Verso, 2009.
MARTINEZ, Guillem. CT o la cultura de la Transición. Madrid: Ediciones Debolsillo, 2012.
MOUFFE, Chantal. L’illusion du consensus. 2016.
MOUFFE, Chantal; LACLAU, Ernesto. L’itinéraire de la démocratie radicale. Raisons politiques, [S. l.], v. 3, n. 35, p. 207-220, 2009. https://doi.org/10.3917/rai.035.0207
NUÑO, Ana. La feria de las vanidades: crítica literaria y mercado en la España post-posmoderna. En: SUBIRATS, Eduardo (ed.). Intransiciones: crítica de la cultura española. Madrid: Biblioteca Nueva, 2002. https://doi.org/10.1515/iber.2004.144
SANTIAGO, Silvano. El cosmopolitismo del pobre. Cuadernos de Literatura, Bogotá, n. 32, jul.-dic. 2012, p. 309-325.
SUBIRATS, Eduardo. Introducción. En: SUBIRATS, E. (ed.). Intransiciones: crítica de la cultura española, Madrid, Biblioteca Nueva, 2002. https://doi.org/10.1515/iber.2004.144
VARELA, Javier. La novela de España: los intelectuales y el problema español. Madrid: Taurus, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Letras de Hoje
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.