A inter-relação entre cenografia e et(h)os: Carmen – les racines d’un mythe, de Maingueneau

Autores

  • Maria Cecília Pérez Souza-e-Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Décio Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.3.32916

Palavras-chave:

semântica global, et(h)os, cenografia, enlaçamentos, mito de Carmen.

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar o conceito de et(h)os por uma via singular, tomando-o como dispositivo construído em solidariedade com uma cenografia. Partindo-se da semântica global, compreendida como horizonte teórico delineado por D. Maingueneau (1984; 2008), centramos o presente debate em Carmen – les racines d’un mythe, obra não traduzida para o português, escrita à mesma época de Genèses du discours. O que pretendemos ao aproximar as duas obras é explicitar o quadro teórico construído em Genèses, em especial a cenografia e o et(h)os, como articuladores da leitura de Carmen a que procede o autor.

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Referências

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Souza-e-Silva, M. C. P., & Rocha, D. (2018). A inter-relação entre cenografia e et(h)os: Carmen – les racines d’un mythe, de Maingueneau. Letras De Hoje, 53(3), 331–339. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.3.32916

Edição

Seção

Ethos Discursivo: Alcance, Desafios e Potencialidades