A personagem de ficção e a reportagem
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.26025Palavras-chave:
Literatura, Comunicação, Jornalismo, Personagem de ficção, ReportagemResumo
Parte de uma pesquisa que investiga os entrecruzamentos entre Literatura e Comunicação e seus desdobramentos, o artigo aborda questões referentes à presença de elementos literários, em especial características próprias de personagens de ficção, em gêneros jornalísticos como a reportagem investigativa. Para tanto, o presente estudo analisará a reportagem “Os trabalhos e os dias”, da jornalista Natália Viana, publicada na Revista Caros Amigos (2005). A fundamentação teórica se estruturará a partir de concepções do filósofo francês Jean-Paul Sartre (relacionadas à subjetividade, totalização, densidade obscura e singularização do universal) e se apoiará em categorizações sobre o mecanismo de criação propostas pelo sociólogo e teórico literário Antonio Candido.
Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e Cultura, São Paulo, v. 24, n. 9, 1972.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. [Edição revista e ampliada]. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CANDIDO, Antonio (Org.). A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2014.
ECO, Umberto. Sobre algumas funções da literatura. In: Sobre a literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
SARTRE, Jean-Paul. O que é a subjetividade? Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
SODRÉ, Muniz; FERRARI, Maria Helena. Técnica de reportagem: notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo: Summus, 1986.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.