Olhar fracionado e face expressionista: a construção da personagem em Samuel Rawet
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.25808Palavras-chave:
Artes plásticas, Samuel Rawet, Translação, ImigraçãoResumo
O artigo visa discutir a presença das artes plásticas e da fotografia na construção da personagem Ida do conto “A prece” de Samuel Rawet. Pergunta-se sobre o significado do emprego de diversos recursos de picturalidade, notadamente as alusões ao Cubismo e ao Expressionismo, para narrar a história da imigrante judia. Questiona-se o motivo pelo qual ela é vista e mostrada de forma seccionada e deformada. Com base nas teorias sobre translação e transposição entre artes (Moser, Clüver, Louvel), aponta-se para alguns sentidos pelos quais se passa de uma arte a outra, entendendo o tema da imigração como o catalizador de muitos deles.
Downloads
Referências
BANDE IRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 1993.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Tradução Myriam Ávila et al. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
BINE S, Rosana Kohl. Modos de desconexão: a crítica brasileira e a obra de Samuel Rawet. In: Dez ensaios sobre Samuel Rawet. Brasília: LGE, 2007. p. 55-71.
CHIARELLI, Stefania. Flauta, pandeiro e violão: Samuel Rawet, escritor brasileiro. In: Dez ensaios sobre Samuel Rawet (Org. Saul Kirschbaum). Brasília: LGE, 2007. p. 89-100.
CLÜVER, Claus. Estudos interartes – conceitos, termos, objetivos. Trad. de Claus Clüver e Samuel Titan Jr. Literatura e sociedade – Revista de teoria literária e literatura comparada (Universidade de São Paulo), n. 2, p. 37-55, 1997.
CLÜVER, Claus. Intermidialidade e estudos interartes. Encontro Regional da ABRALIC – Literatura, artes, saberes. Org. Sandra Nitrini et al. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, ABRALIC, 2008. p.
-232.
CURY, Maria Zilda. Navio de imigrantes, identidades negociadas. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2002. (Coleção Memo Ensaio/Ficção). p. 21-22.
IGEL, Regina. Imigrantes judeus/escritores brasileiros: o componente judaico na literatura brasileira. São Paulo: Perspectiva, 1997.
JAKOBSON, Roman. “Dois aspectos da linguagem e dois tipos de afasia”. In: Linguística e comunicação. Trad. de Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1975.
KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para nós mesmos. Trad. de Maria Carlota Carvalho Gomes. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
LOUVEL, Liliane. “A descrição ‘pictural’”. Por uma poética do iconotexto. In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras, Estudos Literários/Faculdade de Letras da UFMG, 2006. p. 191-220.
NAVES, Rodrigo. Expressão e compaixão nos desenhos de Segall. In: A forma difícil – ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 201-231.
RAWET, Samuel. Contos e novelas reunidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
RAWET, Samuel. Ensaios reunidos. (Org. Rosana Kohl Bines e José Leonardo Tonus). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
SOUSA, Gilda de Melo; CAND IDO, Antonio. Prefácio. In: BANDE IRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
WALDMAN, Berta. Noturno suburbano. In: Entre passos e rastros: presença judaica na literatura brasileira contemporânea. São Paulo: Perspectiva: FAPESP: Associação Universitária de Cultura Judaica, 2003. p. 67-100.
WALDMAN, Berta. Caminhos cruzados: a segunda guerra mundial em dois tempos. In: Visões de guerra: Lasar Segall. Textos de Celso Lafer, Berta Waldman e Jorge Coli. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Museu Lasar Segall: Centro de Cultura Judaica, 2012. p. 121-131.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.