Sebastião em O primo Basílio: Um caso exemplar de personagem secundária?
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2017.2.25792Palavras-chave:
personagem. romance português. leituraResumo
O presente ensaio examina o conceito de personagem, interrogando acerca da sua importância na economia do texto narrativo. Ressalta sua estrutura à luz das concepções semiológicas de acordo com Philippe Hamon, bem como o papel do inconsciente na constituição do sujeito e sua relação com a dinâmica social. Igualmente observa o valor da recepção a partir de Wolfgang Iser e Umberto Eco. Para tais reflexões, se utiliza da personagem Sebastião, presente no romance O primo Basílio, de Eça de Queirós, enquadrando-a como figura de recalque do desejo amoroso, curvando-se aos preceitos morais da sociedade portuguesa oitocentista.
Downloads
Referências
ASSIS, Joaquim M. Machado de. Obras completas de Machado de Assis: Esaú e Jacó; críticas literárias; críticas teatrais. São Paulo: Formar, s/d.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
COELHO, Eduardo Prado. O reino flutuante. Lisboa: Edições 70,
CULLER, Jonathan. Sobre a desconstrução: teoria e crítica do pós-estruturalismo. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997.
CRUZ, Juliana Votto. Da sala de aula à prática docente: o ciclo de formação do professor e o ensino de literatura nas escolas da rede estadual em Rio Grande, rs . Tese (Doutorado) – Programa de Pós -Graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
ECO, Umberto. Leitura do texto literário: Lector in fabula. Lisboa:
Edições 70, 1979.
ECO, Umberto. Interpretação e superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
FRAVOD, Charles-Henri. A psicanálise. Lisboa: Dom Quixote, 1976.
HAMON, Philippe. Por um estatuto semiológico da personagem. In: BARTHES, R. et al. Masculino, feminino, neutro: ensaios de semiótica narrativa. Porto Alegre: Globo, 1976.
ISER, Wolfgang. O ato de leitura. São Paulo: Editora 34, 1996.
MEZAN, Renato. O estranho caso de José Matias. In: Novaes , Adauto (Org.). O desejo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
QUEIRÓS, Eça. Cartas inéditas de Fradique Mendes e mais páginas esquecidas. Porto: Lello & Irmãos, 1965.
QUEIRÓS, Eça. O primo Basílio. São Paulo: Ática, 1998.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988.
REIS, Carlos. Estatuto e perspectiva do narrador na ficção de Eça de Queirós. Coimbra: Almedina, 1975.
SARAIVA, António José e LOPES, Óscar. História da literatura portuguesa. Portugal: Porto, s/d.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.