A Babilônia de cambiáveis jogos identitários: contradição de vozes, estilhaçar de faces
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2016.4.23605Palavras-chave:
Representação, Identidade, Alteridade, Ficção, HermenêuticaResumo
O romance Ontem não te vi em Babilónia, de António Lobo Antunes, ao propor um questionamento sobre a natureza da representação identitária das personagens convida o leitor a refletir a respeito da atividade de criação textual. Nesse âmbito, ao mesmo tempo em que a alteridade dos sujeitos ficcionais passa por um simultâneo processo de afirmação e negação, no qual o “eu” está em constante tensão com o “outro” ou o “não-eu”, a voz narrativa também se apresenta como uma instância criadora vulnerável às instabilidades e limitações decorrentes do trabalho de produção da escrita literária. A proposta da presente reflexão é, portanto, discutir os mecanismos que engendram a hermenêutica da ficção contemporânea, a qual compreende as identidades narrativas como múltiplas, instavéis e em constante processo e (re)elaboração.
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A Babilônia de cambiáveis jogos identitários:
contradição de vozes, estilhaçar de faces
Abstract: The novel Didn't see you in Babylon yesterday, by António Lobo Antunes, to propose a question about the nature of identity representation of characters invites the reader to reflect about the activity of textual creation. In this context, while the otherness of fictional individuals are in a simultaneous process of affirmation and negation, in which the “I” is in constant tension between the “other” or “non-self”, the narrative voice is also presented as a creative instance, but susceptible to instabilities and limitations of literary writing work. The purpose of this reflection is, therefore, discuss the mechanisms that engender the hermeneutics of contemporary fiction, which understand the narrative identities as multiple, unstable and in constant process of (re) development.
Keywords: Representation; Identity; Otherness; Fiction; Hermeneutics
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