A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia

Autores

  • Erivaldo Pereira do Nascimento Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2015.3.19385

Palavras-chave:

Polifonia de locutores, Efeitos de sentido, Gêneros acadêmicos e formulaicos.

Resumo

Este artigo objetiva analisar o fenômeno da polifonia enunciativa, principalmente da polifonia de locutores, e sua aplicação na descrição do funcionamento semântico-discursivo de diferentes gêneros dos universos empresarial/oficial e acadêmico. Especificamente, sistematizamos e refletimos sobre uma série de investigações ligadas ao projeto “Estudos Semântico Argumentativos de Gêneros do Discurso: gêneros acadêmicos e formulaicos (ESAGD)”, executado na Universidade Federal da Paraíba. Fundamentamo-nos teoricamente nos estudos sobre o fenômeno da polifonia a partir de Ducrot (1997, 1988), Anscombre (2005, 2010), Nascimento (2005) e Moyano (2007), entre outros. A partir dos dados levantados nos diferentes corpora descritos ou em descrição, conseguimos verificar que o locutor responsável pelo discurso como um todo, ao introduzir o discurso alheio em seu texto, produz diferentes efeitos de sentidos, entre os quais assimilação, distanciamento e avaliação. Esses efeitos de sentido, por sua vez, são indispensáveis para a própria manutenção do status quo das atividades humanas a que pertencem os gêneros investigados.

 

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Polyphony in academic and formulaic genres: meaning production through introducing the other words

Abstract: This paper aims to analyze the polyphony of enunciation phenomenon, mainly the polyphony of locutors, and its application to describe the semantic and discursive characteristic of different academic and business genres. Specifically we systematize and categorize some investigations correlated to the project called “Estudos Semântico-Argumentativos de Gêneros do Discurso: gêneros acadêmicos e formulaicos (ESAGD)”, which is developed at Universidade Federal da Paraíba. The theoretical references used to the research are composed by the studies of polyphony by Ducrot (1997, 1988), Anscombre (2005, 2010), Nascimento (2005) and Moyano (2007), among others. From the collected data in different corpora it was possible to verify that the locutor responsible by the speech produces different meaning effects when introduces the others voices, such as assimilation, distance and evaluation. These meaning effects are necessary to maintain the status quo of the human activities that produce the described genres. 

Keywords: Locutor Polyphony; Meaning effects; Academic and formulaic genres

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Biografia do Autor

Erivaldo Pereira do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Erivaldo Pereira do Nascimento é Doutor em Letras (UFPB), com estágio de pós-doutorado na Universidade de Buenos Aires. Professor do Departamento de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) e do Programa de Mestrado Profissional em Letras da UFPB. Coordena os projetos de pesquisa “Estudos Semântico-Argumentativos de Gêneros do Discurso (ESAGD)” e “Ensino de Leitura e de Produção de Gêneros do Discurso: perspectiva semântico-discursiva, a partir de Sequências Didáticas (ELPGD)”.

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Publicado

2015-12-04

Como Citar

Nascimento, E. P. do. (2015). A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia. Letras De Hoje, 50(3), 342–351. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2015.3.19385

Edição

Seção

A linguagem olhada pela Teoria da Argumentação na Língua