Sentidos argumentativos da palavra “desempregado” em poema de Bertold Brecht
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2015.3.18944Palavras-chave:
Teoria dos Blocos Semânticos, Sentido de Desempregado, Argumentação Interna, Argumentação Externa, Poema de BrechtResumo
O presente trabalho tem como objetivo explicitar os sentidos da palavra “desempregado” em poema de Bertold Brecht. À luz da Teoria dos Blocos Semânticos (TBS) desenvolvida por Marion Carel (1995), analisam-se trechos da poesia “Esse Desemprego” de Brecht, para estabelecer os sentidos argumentativos da palavra escolhida. Dessa forma, fez-se necessário, num primeiro momento, apresentar brevemente a Teoria da Argumentação na Língua (ADL), proposta por Ducrot e Anscombre (1983), e suas duas fases que precedem a TBS. Em seguida, trata-se da TBS em si e, posteriormente, da aplicação da mesma, mais precisamente, das noções de argumentações interna e externa, na análise dos trechos selecionados. Com este estudo, foi possível compreender que o significado dicionarizado das palavras não é suficiente para estabelecer sentidos argumentativos estruturais e contextuais em enunciados. Para tanto, é preciso considerar as possíveis continuações que se podem encontrar através dos encadeamentos argumentativos, fruto da teoria desenvolvida por Ducrot e Carel.
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Argumentative senses for the Word “unemplyed” in Bertold Brecht’s poem
Abstract: The following paper aims at revealing meanings for the word “unemployed”, in Bertold Brecht’s poem. Based on Marion Carel’s Theory of Semantic Blocks (1995), we intended to analyze parts of Brecht’s poem “This Unemployment” and, eventually, establish meanings for the chosen word. In order to do so, we needed to make a brief research throughout the theory of Argumentation within Language (ADL), proposed by Ducrot and Anscombre (1983), in the two phases that preceded Theory of Semantic Blocks. Later, the article presents the Theory of Semantic Blocks itself and, when analyzing the selected parts of the poem, we applied its concepts, more precisely, internal and external argumentation notions. Through this study, it was possible to understand that the meaning found in the dictionary is not enough to establish structural and contextual sense in the enunciation. Thus, it is important to consider the possible continuations that can be found through argumentative chaining, Ducrot and Carel’s object of study.
Keywords: Theory of Semantic Blocks; Sense of Unemployed; Internal Argumentation; External Argumentation; Brecht’s Poem.
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