Mário de Andrade e Alceu Amoroso Lima – correspondência, (des)harmonia e vida literária
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2014.2.15551Palavras-chave:
Epistolografia, Religiosidade, Mário de Andrade, Alceu Amoroso LimaResumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar determinados aspectos da troca missivista entre Alceu Amoroso Lima (o Tristão de Athayde) e Mário de Andrade, com particular atenção à problemática envolvendo a questão religiosa, o Catolicismo e a prática da fé, assuntos estes muito debatidos neste epistolário. Neste afã, será utilizada a pesquisa por mim feita e organizada que resultará na publicação futura desta correspondência recíproca pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), na Coleção Correspondência Mário de Andrade. Também serão discutido alguns aspectos próprios e relativos do Gênero Epistolar, como sua natureza complexa e amorfa e sua importância, cada vez mais declarada, aos Estudos Literários, particularmente em relação ao nosso processo modernista.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de & ANDRADE, Mário de. Carlos & Mário – Correspondência completa entre Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade. Organização e pesquisa iconográfica de Lélia Coelho Frota. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi, 2002.
ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. São Paulo: Livraria Martins, 1972.
ANDRADE, Mário de. Mário de Andrade escreve cartas
a Alceu, Meyer e outros. Rio de Janeiro: Editora do Autor,
ANDRADE, Mário de. O empalhador de passarinho. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.
ANDRADE, Mário de. Vida literária. São Paulo: EDUSP/HUCITEC, 1993.
AZZI, Riolando. História da igreja no Brasil – terceira época 1930-1964. Petrópolis: Vozes, 2008.
FERNANDES, Cléa Alves de Figueiredo. Jackson de Figueiredo – uma trajetória apaixonada. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.
GALVÃO, Walnice Nogueira. “À Margem da Carta”. In: Desconversa (Ensaios críticos). Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1998.
GOMES, Ângela de Castro. Essa gente do Rio... – modernismo e nacionalismo. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas Editora, 1999.
GUIMARÃES, Júlio Castañon. Contrapontos: notas sobre correspondência no modernismo. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2004.
GUIMARÃES, Júlio Castañon. Distribuição de Papéis: Murilo Mendes escreve a Carlos Drummond de Andrade e a Lúcio Cardoso. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1996.
KAUFMANN, Vicent. L’equivoque Épistolaire. Paris: Éditions de Minuit, 1990.
LIMA, Alceu Aamoroso. Affonso Arinos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1922.
KAUFMANN, Vicent. A estética literária e o crítico. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1954.
KAUFMANN, Vicent. Memorando dos 90. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984.
KAUFMANN, Vicent. Memórias improvisadas – diálogos com Medeiros Lima. Petrópolis: Vozes, 1973.
KAUFMANN, Vicent. Notas para a história do Centro Dom Vital. Rio de Janeiro: Educam/Paulinas, 2001.
LIMA, Alceu Amoroso; FIGUEIREDO, Jackson de. Cor-
respondência – harmonia de contrastes, Tomos I e II. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 1991.
LOPEZ, Telê Ancona. Táxi e Crônicas no Diário Nacional.
São Paulo: Duas Cidades, 1976.
MORAES, Marcos Antônio. (Org.). Correspondência
Mário de Andrade & Manuel Bandeira. São Paulo: EDUSP, 2002.
MORAES, Marcos Antônio. Orgulho de jamais aconselhar – a epistolografia de Mário de ANDRADE. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 2007.
RODRIGUES, Leandro Garcia. Alceu Amoroso Lima – cultura, religião e vida literária. São Paulo: EDUSP, 2012.
RODRIGUES, Leandro Garcia. Uma leitura do Modernismo – cartas de Mário de Andrade a Manuel Bandeira. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2003.
SANTIAGO, Silviano. “Suas cartas, nossas cartas”. In: ANDRADE, Carlos Drummond de & ANDRADE, Mário de. Carlos & Mário – correspondência completa entre Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade. Organização e pesquisa iconográfica de Lélia Coelho Frota. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.