Da autobiografia ao diário, da Universidade à associação: itinerários de uma pesquisa
Palavras-chave:
Autobiografia, Diário, Estudos literáriosResumo
Como pôde a autobiografia emergir pouco a pouco como objeto de estudo artístico no campo dos estudos literários e, a partir de então, se fixar de um modo irreversível ? O que a caracteriza a ponto de torná-la um espaço de reflexão analítica multidimensional ? Quais são os desdobramentos da autobiografia que abrem passagem do espaço público ao espaço privado? Como se debruçar sobre o diário íntimo e a escritura dos autores de diários? É como detetive que Philippe Lejeune retraça a gênese da autobiografia literária que ele fundou como campo de pesquisa. É também como geneticista que ele analisa as escrituras de si, mergulhando nos rascunhos de diários íntimos, pois ele se dedicou com afinco a evidenciar os diversos modos de « dizer a vida».
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.