El autor como espía y fantasma (autorretrato emboscado de Javier Marías)
Palavras-chave:
Javier Marías, Auto-retrato fictício, Autoficção, Autobiografia emboscadaResumo
O autor como espião e fantasma (autorretrato emboscado de Javier Marías)
O escritor espanhol Javier Marías (Madrid, 1951) construiu ao longo do tempo um auto-retrato fictício através dos relatos em que seus narradores tomam a forma de fantasma e de espião. Os romances Todas las almas (1989) e Tu rostro mañana (2002-2007) cruzam uma série de continuidades, equivalências e diferenças nas quais podemos reconhecer o perfil do autor com suas opiniões, fobias e obsessões. A existência de Negra espalda del tiempo (1998) e de Aquella mitad de mi tiempo (2008), permite ler o conjunto de ambos romances como um "espaço autobiográfico". Ao final de um paralelo entre Todas las almas e Tu rostro mañana, é inevitável compará-los. De modo geral, os leitores de Marías dividem suas preferências entre um e outro. De minha parte, fico do lado daqueles que apreciam os valores do primeiro e considero Tu rostro mañana uma reescritura "maneirista" de Todas las almas.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.