Descrição fonético-fonológica do Kyikatêjê
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2014.1.14864Palavras-chave:
Línguas indígenas, Fonética, Fonologia, Comparação.Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a fonética e fonologia do Kyikatêjê, falada por uma comunidade indígena que possui a mesma denominação, residente na reserva indígena Mãe Maria, sudeste do estado do Pará, a qual ainda não conta com descrição linguística. A metodologia empregada está fundamentada nos pressupostos da Linguística Descritiva, os dados analisados foram coletados na comunidade e a análise é de base pikeana. A presente pesquisa teve também como objetivo a comparação entre línguas geneticamente aparentadas: Parkatêjê e Kyikatêjê.
Downloads
Referências
ALVES, Flávia de C. O timbira falado pelo Canela Apãniekrá: uma contribuição aos estudos da morfossintaxe de uma língua Jê. Campinas: Unicamp, 2004.
ARAÚJO, Leopoldina M. S. Estruturas subjacentes de alguns
tipos de frases declarativas afirmativas do Gavião-Jê. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1977.
ARAÚJO, Leopoldina M. S. Aspectos da língua Gavião-Jê. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ, 1989.
AMADO, Rosane de Sá. Aspectos morfofonológicos do Gavião-Pykobjê. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
CAMARGO, Nayara da Silva. Aspectos socioliguísticos e uma análise fonológica preliminar. Dissertação (Mestrado) – Campinas, Unicamp, 2010.
CALLOU, Dinah. LEITE, Yonne. Iniciação à fonética e a fonologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
FERRAZ, Iara. Enciclopédia dos povos indígenas no Brasil. Janeiro, 2000. Disponível em: <http://pib.socioambiental.org/pt/povo/gaviao-parkateje/print>. Acesso em: 14 mar. 2012.
FERREIRA, Marília. Estudo Morfossintático da língua Parkatêjê. Tese (Doutorado) – Campinas, Unicamp, 2003.
FERNANDES, Rosani de Fátima. Educação Escolar Kyikatêjê: novos caminhos para aprender e ensinar. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2010.
KINDELL. G. E. Guia de análise fonológica. Brasília, DF: Summer Institute of Linguistics. 1981.
MELATTI, Julio Cezar. Por que a aldeia Krahó é redonda? Informativo Funai, Brasília, v. 11/12, p. 34-41, 1974.
MOORE; GALUCIO; GABAS Jr. O desafio de documentar e preservar as línguas amazônicas. Revista Scientific American, v. 3, 2008.
SOARES, Elaine Pereira Machado. FARIAS, Carmélia Gonçalves Farias. Notas sobre a situação sociolinguística da comunidade indígena Kyikatêjê Amtàtí. In: CABRAL, Ana Suelly. RODRIGUES, Aryon Dall’Igna. LOPES, Jorge Domingues, JULIÃO, Maria Risoleta Silva (Org.). Línguas e culturas Tupí; Línguas e culturas Macro-Jê. Campinas: Curt Nimuendajú; Brasília: LALI/UnB, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.