A construção da personagem feminina na minissérie “Os Maias”
Palavras-chave:
Melodrama, Figura feminina, TelevisãoResumo
Eça de Queirós procurou mostrar em seus textos a sociedade portuguesa do século XIX. No romance Os Maias procurou fotografar a vida política, econômica, artística e familiar portuguesa. A produção literária queirosiana apresenta tipos humanos produzidos pela sociedade de Portugal e entre as personagens vamos encontrar mulheres construídas com o objetivo de causar desconforto na aristocracia portuguesa. A mulher aparece desenhada acompanhando um dos principais temas da literatura queirosiana, o amor proibido. Este texto pretende discutir a figura feminina na minissérie Os Maias em que, a partir do romance homônimo de Eça de Queirós, Maria Adelaide Amaral e Luiz Fernando Carvalho (roteirista-autora e diretor) procuraram recriar imagens das mulheres queirosianas na televisão brasileira.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.