A memória dos Açores na escrita de Cecília Meireles
Palavras-chave:
Açores, herança, Folclore, Memória, Cecília MeirelesResumo
O artigo visa discutir sobre a herança açoriana de Cecília Meireles. De um lado, a escritora recuperou o legado familiar transmitido pela avó materna e a memória coletiva dos ilhéus, projetada no folclore, área de interesse de pesquisa da escritora, que escreveu Panorama Folclórico dos Açores, especialmente da Ilha de São Miguel (1958) e Notas do Folclore Gaúcho-Açoriano (1968). De outro, Cecília Meireles transfigurou a insularidade e os elementos marítimos em símbolos que aludem aos sentimentos do exilado, ao sonho de regresso e à ânsia por uma realidade absoluta. Fechamento e introspecção, apego à terra e, ao mesmo tempo, abertura e impulso para a viagem são movimentos característicos do ilhéu.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.