O que bilíngues bimodais tem a nos dizer sobre desenvolvimento bilíngue?
Palavras-chave:
Aquisição bilíngue, Aquisição bimodal, Línguas de sinaisResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar o que as pesquisas que estamos desenvolvendo com crianças ouvintes, filhas de pais surdos, adquirindo Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Português e Língua de Sinais Americana (ASL) e Inglês (LILLO-MARTIN ET. AL. 2010) têm a nos dizer sobre desenvolvimento bilíngue. Os dados deste estudo fazem parte de um banco de dados de interações espontâneas coletadas longitudinalmente, alternando contextos de aquisição da Libras e do Português como língua alvo, no Brasil e dados coletados longitudinalmente, nos mesmos contextos, de crianças adquirindo ASL e Inglês . Além disso, há também dados do estudo experimental com testes aplicados tanto na Libras e no Português, como na ASL e no Inglês que se agregam ao presente estudo. Uma visão geral dos estudos desenvolvidos sobre a aquisição bilíngue bimodal por crianças ouvintes, filhas de pais surdos, será apresentada e, então, serão expostos alguns aspectos linguísticos deste tipo de aquisição, considerando as discussões sobre aquisição bilíngue.Downloads
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Publicado
2013-09-10
Como Citar
Quadros, R. M. de, Lillo-Martin, D., & Chen Pichler, D. (2013). O que bilíngues bimodais tem a nos dizer sobre desenvolvimento bilíngue?. Letras De Hoje, 48(3), 380–388. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/12565
Edição
Seção
Parte 3 – Estudos Sobre a Aquisição Bilíngue