Nomeação e fluência verbal em portadores de Esclerose Múltipla

Autores

  • Ronei Guaresi FATIPUC
  • Vera Wannmacher Pereira PUCRS
  • Mirna Wetters Portuguez PUCRS
  • Lori Viali PUCRS

Palavras-chave:

Fluência verbal, Nomeação, Esclerose Múltipla

Resumo

O presente trabalho investigativo desenvolve-se por meio de um estudo transversal e correlacional. O objetivo foi o de investigar o funcionamento da linguagem através da capacidade de nomeação e de fluência verbal de pacientes com Esclerose Múltipla. Foram realizadas avaliações neuropsicológicas em 42 portadores com Esclerose Múltipla e 30 participantes para grupo de controle. Os resultados permitem fazer as seguintes afirmações: a fluência verbal, tanto fonológica quanto semântica, é comprometida em portadores de Esclerose Múltipla; a nomeação não é afetada nesses pacientes; embora a Esclerose Múltipla comprometa significativamente a fluência verbal, essa doença não compromete necessariamente memória e inteligência; há estreita relação entre déficits em fluência e redução da velocidade de processamento de informações; a variável sexo não interfere no desempenho cognitivo desses pacientes; a variável escolaridade não interfere no desempenho cognitivo desses pacientes, exceto no subteste Vocabulário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronei Guaresi, FATIPUC

Doutorando de Linguística (2º ano) com interesses na área da psicolinguística. Atualmente atua no CELIN/PUCRS.

Vera Wannmacher Pereira, PUCRS

Professora da PUCRS: FALE e PPGL

Mirna Wetters Portuguez, PUCRS

Docente da PUCRS: Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Geriatria

Lori Viali, PUCRS

Docente da PUCRS: Faculdade de Matemática

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Guaresi, R., Pereira, V. W., Portuguez, M. W., & Viali, L. (2013). Nomeação e fluência verbal em portadores de Esclerose Múltipla. Letras De Hoje, 48(1), 40–49. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/11900

Edição

Seção

Estudos Empíricos de Processos Cognitivos da Leitura