Enfraquecimento e fortalecimento de vogal em português brasileiro
Palavras-chave:
Redução vocálica, Formação de ditongos, Formação de plurais, Coalescência vocálica, Teoria de ElementosResumo
Neste artigo, analisamos redução vocálica em português e outras línguas. Ilustramos os princípios de (1) que complexidade segmental e força de posição estão intimamente alinhadas na estrutura fonológica e (2) que a distinção sintagmática (e.g. entre posições fortes e fracas e entre partes de ditongos) pode induzir enfraquecimento e fortalecimento segmental. Os fenômenos empíricos estudados incluem (a) assimetria na redução vocálica em posição tônica vs. pré-tônica, (b) diferenças na realização de vogais médias não-acentuadas em dialetos do nordeste e sudeste do português brasileiro, (c) ditongos preferidos em português.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.