Jônatas Conceição, um poeta afro-brasileiro
Palavras-chave:
Jônatas Conceição, Poesia, História afro-brasileiraResumo
Este texto propõe-se a prestar uma homenagem ao escritor baiano Jônatas Conceição da Silva. Através de uma breve apresentação de suas atividades poéticas e intelectuais procura enfatizar as estratégias utilizadas pelo escritor e professor para divulgar aspectos da tradição afro-brasileira não somente por meio da poesia mas também através de outras atividades intelectuais nas quais seu compromisso com a divulgação da cultura e da história afro-brasileiras ficavam patentes.Como poeta, que se declarava afro-brasileiro, Jônatas Conceição deixou um série de poemas e contos nos quais sua história, sua memória e a memória dos afro brasileiros são apresentadas em linguagem simultaneamente sensível e comprometida. Ao fim desse texto, o leitor poderá conhecer um pouco da trajetória e da escrita de um poeta que fez da escrita de si uma forma de intervenção na vida literária, cultural e política brasileira.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.