N’A ronda das Américas, as terras gaúchas por Jorge Amado
Palavras-chave:
Jorge Amado, Relatos de viagem, Região, Diversidade culturalResumo
Este artigo apresenta uma leitura d’A ronda das Américas, de Jorge Amado, publicação que reúne relatos de sua viagem às Américas no ano de 1937. Nessas crônicas, busca-se analisar os confrontos e paralelos feitos pelo romancista baiano acerca da diversidade cultural do Brasil, particularmente entre as regiões Sul e Nordeste. Em tal análise, tem-se o intuito de entender a visão do escritor Jorge Amado acerca da noção de regional, num contexto histórico e cultural do Brasil marcado pela divisão Norte/Sul do país. Visando esse objetivo, torna-se importante considerar a participação de Amado no campo literário dos anos 1930, a sua militância política, com também o seu compromisso com uma arte revolucionária, em sintonia com a época.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.