Variáveis preditivas do teste de caminhada de seis minutos em crianças saudáveis: revisão de literatura

Autores/as

  • Fernanda Cabral Xavier Sarmento de Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Luanna Oliveira Leal Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Bianca Dana Horongozo Itaborahy Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Fabiana de Figueiredo Ribeiro Universidade de Lisboa, Portugal.
  • Antônio Manoel Gulart Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maíra Seabra de Assumpção Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Renata Martins Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Camila Isabel Santos Schivinski Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2019.1.31699

Palabras clave:

criança, pediatria, valores de referência, teste de esforço.

Resumen

Introdução: O teste de caminhada de seis minutos (TC 6 ) é comumente utilizado na faixa etária pediátrica, e variáveis preditivas e valores de referência têm sido estudados para o teste.

Objetivo: Apresentar os achados na literatura sobre a determinação de variáveis preditivas e valores de referência para o TC 6 na população pediátrica.

Materiais e Métodos: Revisão de literatura através de pesquisa nas bases de dados eletrônicas PubMed e EBSCO utilizando as palavras-chave: “child”, “six minute walk test”, “reference values” e “6-minute walk test”, buscando estudos que apresentassem valores e/ou equações de referência e apresentação de variáveis preditivas. Não foi utilizada restrição temporal e de idioma nas publicações.

Resultados: De um total de 20 estudos, foram selecionados 11, os quais incluíram indivíduos entre 4 e 18 anos. A idade foi a variável de mais frequente relação com o desempenho no teste, seguida de massa corporal, estatura, sexo, variação da frequência cardíaca, índice de massa corporal e nível de atividade física . A altura foi a única variável preditiva comum em todos os estudos. Nota-se que diferentes metodologias e modificações são empregadas na realização do TC 6 .

Conclusão: Diferentes equações de referência, bem como variáveis preditivas, são identificadas, sendo apenas a estatura comum nas diferentes publicações analisadas. Mesmo o TC 6 sendo um teste comumente utilizado, não há metodologia de aplicação e padronização em pediatria.

Biografía del autor/a

Fernanda Cabral Xavier Sarmento de Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em fisioterapeuta pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis-SC/ Brasil.

Luanna Oliveira Leal, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em fisioterapeuta pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis-SC/ Brasil.

Bianca Dana Horongozo Itaborahy, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Fabiana de Figueiredo Ribeiro, Universidade de Lisboa, Portugal.

Doutoranda em Motricidade Humana na Universidade de Lisboa, Portugal.

Antônio Manoel Gulart, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em fisioterapeuta pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis-SC/ Brasil.

Maíra Seabra de Assumpção, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP/ Brasil.

Renata Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC/ Brasil. 

Camila Isabel Santos Schivinski, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professora efetiva dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC/ Brasil.

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Publicado

2019-03-01

Número

Sección

Artigos de Revisão