Câncer de mama: estudo caso controle no Sul do Brasil

Autores/as

  • Dagmar Scholl Lauter Unimed Noroeste
  • Evelise Moraes Berlezi Unijuí
  • Cleci de Lourdes Schmidt Piovesan Rosanelli Unijuí
  • Marli Maria Loro Unijuí
  • Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2014.1.15813

Palabras clave:

Neoplasias da mama, fatores de risco, enfermagem, saúde da mulher

Resumen

Introdução: O câncer de mama é um problema de saúde pública. Muitos fatores de risco são relacionados ao desenvolvimento desta neoplasia.

Objetivo: Avaliar a associação dos fatores socioeconômicos e características reprodutivas com o câncer de mama, em mulheres pertencentes à macrorregião missioneira do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Materiais e Métodos: Estudo observacional do tipo caso controle. Participaram mulheres com diagnóstico de câncer de mama assistidos no Centro de Alta Complexidade para Tratamento do Câncer e mulheres internadas na mesma instituição por outra causa que não por neoplasias mamárias. A análise estatística foi realizada utilizando-se o software Statistical Program for Social Sciences versão 18.0, por meio do cálculo das frequências relativas e absolutas, média e desvio padrão. Para a estatística analítica foram utilizados os testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher.

Resultados: Participaram do estudo 102 casos e 102 controles. A média de idade dos casos foi de 56,4±11,5 e dos controles 60,3±18,1 anos. Dentre as variáveis sóciodemográficas ocorreu associação significativa estatisticamente à idade (p=0,000) e o estado conjugal (p=0,029). Nas características reprodutivas, houve associação ao uso (p=0,009) e  tempo de uso de anticoncepcionais orais (p=0,000), idade do primeiro parto (p=0,033), idade da menopausa (p=0,000) e tempo de reposição hormonal (p=0,000).

Conclusão: Os enfermeiros devem aprimorar sua atenção, frente o atendimento a mulheres no intuito de avaliar o risco das mulheres de desenvolver esta neoplasia e fornecer aconselhamento e estratégias para redução destes riscos.

Biografía del autor/a

Dagmar Scholl Lauter, Unimed Noroeste

Enfermeira egressa da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Enfermeira Trainee Hospital Unimed Noroeste/RS.

Evelise Moraes Berlezi, Unijuí

Fisioterapeuta, Doutora em Gerontologia, Docente do Curso de Fisioterapia da Unijuí.

Cleci de Lourdes Schmidt Piovesan Rosanelli, Unijuí

Enfermeira, Doutoranda nas Ciências pela UNIFESP, Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIJUÍ.

Marli Maria Loro, Unijuí

Enfermeira, Doutoranda nas Ciências pela UNIFESP, Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIJUÍ.

Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz, Unijuí

Enfermeira, Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Departamento de Ciências da Vida da Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Orientadora do trabalho.

Publicado

2014-05-02

Número

Sección

Artigos Originais