Perfil de sobrepeso e obesidade em trabalhadores de enfermagem em unidades de cuidado intensivo e emergência

Autores/as

  • Cátia Daiane Souza Silveira PUCRS
  • Janete de Souza Urbanetto PUCRS
  • Priscila Costa Silva PUCRS
  • Tânia Solange Bosi de Souza Magnago UFSM
  • Carlos Eduardo Poli-de-Figueiredo PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2013.3.14550

Palabras clave:

saúde do trabalhador, fatores de risco, sobrepeso, obesidade, enfermagem

Resumen

Objetivo: Analisar o perfil do sobrepeso e obesidade de trabalhadores de enfermagem de unidades de intensivismo e emergência.

Materiais e Métodos: Estudo transversal, realizado em um hospital de pronto-socorro, nas áreas de intensivismo e emergência, com 241 trabalhadores de enfermagem. Foi aplicado um questionário abordando as características sociodemográficas e laborais e verificadas as medidas antropométricas. A análise dos resultados ocorreu pela estatística descritiva. Para associação foi utilizado o teste Qui-quadrado ou Exato de Fisher.

Resultados: A circunferência da cintura mostrou-se inadequada em 61,0% dos trabalhadores; a relação cintura/quadril, inadequada em 43,2%. Quanto ao índice de massa corpórea, 68,9% dos trabalhadores possuíam classificação inadequada, representando, respectivamente, 37,8% destes com sobrepeso e 31,1% com obesidade.

Conclusão: Evidenciou-se elevado percentual de sobrepeso e obesidade (68,9%), nos trabalhadores investigados. Mudanças nos hábitos de vida, principalmente a inclusão de uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, são medidas importantes e necessárias para a prevenção e o controle das doenças cardiovasculares, considerando o crescente aumento do sobrepeso e obesidade em nossa sociedade.

Biografía del autor/a

Cátia Daiane Souza Silveira, PUCRS

Enfermeira Assistencial da UTI Geral do Hospital São Lucas da PUCRS. Especialista em Prática em Terapia Intensiva da Faculdade de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (FAENFI/PUCRS)

Janete de Souza Urbanetto, PUCRS

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde pela PUCRS. Professora do Curso de Enfermagem da PUCRS.

Priscila Costa Silva, PUCRS

Enfermeira Assistencial da Emergência  do Hospital São Lucas da PUCRS.

Tânia Solange Bosi de Souza Magnago, UFSM

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade (UFRJ). Docente do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Carlos Eduardo Poli-de-Figueiredo, PUCRS

Médico. Doutor. Docente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da PUCRS. cepoli@pucrs.br

Publicado

2013-12-18

Número

Sección

Artigos Originais