Uso de simbiótico no tratamento de pacientes obstipados com esclerose lateral amiotrófica

Autores/as

  • Maria Lúcia Oliveira Dourado Siqueira Ambulatório ELA/HUOL
  • Júlia Leite Castro Ambulatório ELA/HUOL
  • Silvia Helena Nardi Baroni
  • Sancha Helena de Lima Vale PPGCSA - UFRN
  • Camila Xavier Alves PPGCSA - UFRN
  • Márcia Marília Gomes Dantas PPGCSA - UFRN
  • Karina Marques Vermeulen UFRN
  • Lúcia Dantas Leite Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2013.3.13548

Palabras clave:

nutrição, esclerose lateral amiotrófica, obstipação

Resumen

Introdução: O uso de simbióticos no tratamento da obstipação parece ser promissor, sobretudo em portadores de esclerose lateral amiotrófica (ELA) que apresentam a obstipação como sintoma frequente.

Objetivo: avaliar o efeito da suplementação de simbiótico sobre o funcionamento intestinal de pacientes obstipados com ELA.

Materiais e Métodos: Este estudo de intervenção foi realizado com pacientes acompanhados pelo ambulatório multidisciplinar de ELA do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O estudo foi composto por três grupos: 10 controles saudáveis (grupo 1); 10 portadores de ELA obstipados (grupo 2); e 10 portadores de ELA não obstipados (grupo 3). Todos os participantes foram suplementados com de simbiótico (6g/dia), e monitorados por um período de 15 dias quanto à função intestinal.  

Resultados: Participaram do estudo 30 sujeitos (13 homens e 17 mulheres), com idade média de 54,3 (dp=10,6) anos. No grupo 1 não houve alterações para a maioria dos parâmetros observados. No entanto, nos grupo 2 e 3, observou-se melhora no funcionamento intestinal, representada pela presença de evacuação, melhora da consistência das fezes e menor esforço ao evacuar. Essas alterações foram visíveis após 1 semana de suplementação com simbiótico.

Conclusão: O uso regular de simbiótico pode melhorar o funcionamento intestinal em portadores de ELA, estejam eles obstipados ou não.

Biografía del autor/a

Maria Lúcia Oliveira Dourado Siqueira, Ambulatório ELA/HUOL

Graduada em Nutrição pela UFRN, Especialista em Saúde Pública pela UNAERP, em Clínica e Terapêutica Nutricional pela IPCE/UNIGUAÇU, e em Nutrição Funcional pela VP Consultoria. Nutricionista do Ambulatório de ELA do Hospital Universitário Onofre Lopes.

Júlia Leite Castro, Ambulatório ELA/HUOL

Graduada em Nutrição pela UFRN, Especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho. Nutricionista do Ambulatório de ELA do Hospital Universitário Onofre Lopes.

Silvia Helena Nardi Baroni

Graduada em Nutrição pela Faculdade São Camilo, Especialista em Nutrição Clínica Avançada pela Universidade Potiguar. Nutricionista do Ambulatório de ELA do Hospital Universitário Onofre Lopes.

Sancha Helena de Lima Vale, PPGCSA - UFRN

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Nilton Lins, Graduada em Farmácia pela UFES, Especialista em Saúde Pública e Programa Saúde da Família pelo Centro Universitário São Camilo e em Nutrição Hospitalar pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Doutora em Ciências da Saúde na UFRN. Professora da Universidade Potiguar (UnP).  Nutricionista do Ambulatório de ELA do Hospital Universitário Onofre Lopes.

Camila Xavier Alves, PPGCSA - UFRN

Graduada em Nutrição pela UFRN, Especialista em Nutrição Clínica pela FARN, Mestre em Ciências da Saúde na UFRN. Professora da Universidade Potiguar (UnP). Nutricionista do Ambulatório de ELA do Hospital Universitário Onofre Lopes.

Márcia Marília Gomes Dantas, PPGCSA - UFRN

Graduada em Nutrição pela UFRN. Mestre em Ciências da Saúde na UFRN. Nutricionista do Ambulatório de ELA do Hospital Universitário Onofre Lopes.

Karina Marques Vermeulen, UFRN

Nutricionista do Ambulatório de ELA no Hospital Universitário Onofre Lopes.

Lúcia Dantas Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Gutricionista Especialista em Nutrição Clínica Doutora em Ciências da Saúde Profa. Adjunta do Departamento de Nutrição da UFRN

Publicado

2013-12-19

Número

Sección

Artigos Originais