Mecanismos de coping utilizados por familiares de pacientes em terapia intensiva
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-652X.2013.1.11721Palabras clave:
família, assistência ao paciente, unidades de terapia intensiva, enfermagem, adaptação psicológicaResumen
Introdução: Vivenciar o adoecimento de um ente querido gera inúmeros sentimentos, principalmente se associados à internação em unidade de terapia intensiva (UTI). Objetivo: Analisar os mecanismos de coping utilizados por familiares para enfrentar a internação hospitalar do paciente em UTI adulto e coronariana. Materiais e Métodos: Estudo quantitativo, descritivo, transversal, realizado na sala de espera das respectivas unidades, em setembro e outubro de 2011, com oitenta familiares. Instrumentos de coleta de dados: sociodemográficos e inventário de Coping-Jalowiec. Foram respeitados todos os aspectos éticos de pesquisas com seres humanos e o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética, sob o parecer n° 220.1/2011. Resultados: 63,8% dos familiares pesquisados são mulheres, 41-70 anos incompletos, casadas, com filhos e católicas. O estilo de coping mais utilizado foi o sustentativo. A avaliação da confiabilidade do inventário de Coping foi determinada pelo Coeficiente Alfa de Cronbach (0,9221). Conclusão: Os resultados podem servir de subsídios para qualificar a assistência de enfermagem, extensivo aos familiares que, igualmente, necessitam serem cuidados.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Ciência & Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Ciência & Saúde como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Ciência & Saúde o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Ciência & Saúde apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.