Uma proposta de índice de desenvolvimento social para os municípios brasileiros de acordo com o tamanho da população em 1991 e 2000
Palabras clave:
Desenvolvimento Social, Indicadores Sintéticos, IDHResumen
Criado pelas Nações Unidas no início da década de 1990, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) surgiu como resposta a uma insatisfação generalizada da utilização do PIB per capita como medida de bem-estar social. Apesar de sua popularidade, o IDH tem sido alvo de críticas por consolidar uma visão limitada do desenvolvimento. O presente estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento social dos municípios brasileiros a partir de um novo índice, calculado segundo as classes de tamanho da população, com base nos microdados dos dois últimos Censos Demográficos de 1991 e 2000. Também busca avaliar de forma crítica o grau de subjetividade nestes tipos de medidas de bem-estar na seleção de indicadores, definição de pesos, valores de referência (pior/melhor) que, de certa forma, impacta no ordenamento das regiões ou áreas que estão sendo comparadas, bem como podem levar a distintas interpretações da realidade. Por fim, usando técnicas econométricas, avalia a relação de causalidade entre variações no desenvolvimento social e o crescimento do PIB per capita entre 2002 e 2006 e a magnitude em que cada um pode influenciar o outro.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Análise implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Análise como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Análise o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Análise apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.