A indústria moveleira de Boa Vista: estrutura e potencialidades
Palabras clave:
Indústria moveleira de Boa Vista (Roraima). Relações de insumo-produto. Desenvolvimento municipal e regional.Resumen
Este artigo avalia a estrutura e as potencialidades da indústria moveleira do Município de Boa Vista (Roraima). A idéia foi efetuar sugestões visando aumentar a competitividade do setor, através de melhorias nas matérias-primas, mão-de-obra, tecnologia e design, para agregar maior valor ao produto final. Foram aplicados questionários a 19 empresas filiadas ao Sindicato das Indústrias de Marcenaria do Estado de Roraima; 15 empresas responderam aos questionários. A revisão da literatura focou a teoria da localização, pólos de crescimento e teoria do desenvolvimento local endógeno, centrada no papel das inovações e dos atores locais. A matéria-prima utilizada vem do interior de Roraima; 80% da produção é vendida no próprio Município de Boa Vista e 20% destina-se ao resto do Estado. Concluiu-se que o setor necessita de muitas melhorias, tanto no plano tecnológico, com máquinas mais modernas, como do ponto de vista de gestão e logística. As principais dificuldades enfrentadas pelo setor são: mão-de-obra qualificada, capital de giro e equipamentos (a produção é semi-artesanal). O setor necessita de apoio de órgãos oficiais, assim como assistência técnica e crédito.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Análise implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Análise como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Análise o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Análise apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.